Piscicultura ganha impulso na Região do Quilombo
SEDEC realiza visita técnica e identifica áreas ativas e interessadas em cultivar peixes, visando reestruturar sistemas e gerar renda para comunidade local.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) conduziu uma visita técnica na Região do Quilombo, localizada na estrada Santana do Aurá, entre os dias 10 e 12 de abril. A ação buscou identificar os produtores de piscicultura com sistemas de cultivo ativos na comunidade, tanto em tanques escavados quanto suspensos.
Durante a visita, foram identificadas quatro áreas ativas, duas paradas e quatro interessadas em iniciar o cultivo. Além de cadastrar produtores, a equipe realizou vistorias para medir viveiros, analisar a qualidade da água e espécies cultivadas e verificar rotas de venda. A falta de conhecimento técnico fez com que alguns sistemas fossem abandonados, o que motivou a SEDEC a diagnosticar e reestruturar esses sistemas.
O primeiro passo envolveu avaliar as condições para implementação de sistemas de criação, considerando disponibilidade de água, condições ambientais e mão de obra. A secretaria ofereceu apoio na escavação de viveiros e na disponibilidade de caixas d’água para tanques suspensos.
A SEDEC também se comprometeu a fornecer mão de obra técnica para acompanhar os produtores até o fim do ciclo de cultivo, auxiliando na despesca e venda do pescado. As áreas com cultivo ativo serão aprimoradas em termos estruturais e de manutenção, com o objetivo de eliminar espécies invasoras e introduzir espécies de importância econômica, gerando renda para a comunidade.
Com informações da Prefeitura de Ananindeua.