Governo do Pará lança versão 2.1 do SeloVerde em parceria com a Amazon e AWS
A plataforma visa garantir a rastreabilidade da cadeia produtiva da pecuária paraense, promovendo transparência e sustentabilidade.
Quinta-feira (04/05), o Governo do Estado do Pará, em parceria com a Amazon e a Amazon Web Services (AWS), lançou a versão 2.1 do SeloVerde-Pará. A plataforma, financiada inicialmente pela Climate and Land Use Alliance (CLUA), disponibiliza informações sobre a rastreabilidade da cadeia produtiva da pecuária em todo o território paraense, promovendo transparência e sustentabilidade. O lançamento ocorreu no Martens Café, no Mangal das Garças.
O Pará foi o primeiro estado brasileiro a implementar um sistema público com essas informações, ainda em 2021, resultado da cooperação entre o Governo do Pará e o Centro de Inteligência Territorial (CIT), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Paulo Cunha, Gerente-geral da Amazon Web Services (AWS), elogiou a iniciativa do governo, destacando a importância de usar a tecnologia como aliada na proteção da Amazônia e na conexão com o mundo. O governador do Pará e presidente do Consórcio da Amazônia Legal (CAL), Helder Barbalho, anunciou a expectativa de ampliar a rastreabilidade para outros produtos vinculados ao uso do solo.
A Amazon e a AWS também estão financiando a integração do CAR 2.0 à plataforma SeloVerde. O CAR 2.0 é um novo sistema automatizado de registro de propriedades que acelera a validação das informações de autorrelato ambiental, facilitando a implementação do programa de regularização do Código Florestal.
Mauro O’de Almeida, secretário de meio ambiente do Estado, ressaltou a importância das parcerias para alcançar os objetivos de redução do desmatamento e transformação da economia paraense em uma economia de baixo carbono. A ferramenta pode impulsionar a economia, agregar valor ao produto e, futuramente, ser utilizada para a rastreabilidade madeireira quando o CAR 2.0 for finalizado.
O evento contou com a participação de Felipe Nunes, representante do CIT/UFMG, e James Mulligan, líder de neutralização de carbono da Amazon, que destacaram o potencial da tecnologia para aumentar a produção, preservar a floresta e proporcionar maior eficiência por meio da Inteligência Artificial.
O SeloVerde é fundamental para reduzir o desmatamento e mitigar as mudanças climáticas, contribuindo para a implementação do Plano Estadual Amazônia Agora, a maior estratégia ambiental paraense. O plano tem como objetivos coibir crimes ambientais, promover a regularização ambiental, prover o desenvolvimento social de baixo carbono e criar mecanismos de financiamento para ações que conciliem conservação ambiental, desenvolvimento econômico responsável e justiça social.
Com informações da Agência Pará.