Pará

Deputados homenageiam taquígrafos no Dia do Taquígrafo, profissionais essenciais para o funcionamento dos órgãos legislativos e judiciários

Neste 3 de maio, Dia do Taquígrafo, deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) homenagearam os profissionais responsáveis pela transcrição das sessões, audiências e reuniões nas Assembleias Legislativas, Congresso Nacional e Tribunais Superiores. O deputado Carlos Bordalo (PT) protocolou um requerimento pedindo votos de aplauso para os taquígrafos da Casa de Leis.

Os taquígrafos são profissionais capazes de escrever com sinais convencionais a uma velocidade bem maismais elevada que a escrita comum, reproduzindo em texto escrito e com fidelidade as palavras de um orador. Trícia Gonçalves, com 30 anos de experiência na área, ressalta a importância do trabalho dos taquígrafos para registrar a memória e a história das discussões legislativas e judiciárias.

O deputado Carlos Bordalo destacou a relevância dos taquígrafos para o exercício dos mandatos parlamentares e a representação, garantindo o registro de tudo o que é feito e falado pelos parlamentares. Em seu requerimento, Bordalo parabenizou os profissionais pela agilidade e responsabilidade no registro das palavras, discursos, depoimentos, debates e decisões da Assembleia Legislativa.

O deputado Aveilton Souza (PL) também enfatizou a importância dos taquígrafos, lembrando que muitos parlamentares desconhecem a relevância desses profissionais. A profissão de taquígrafo existe desde 1823, sendo responsável pela anotação exata de tudo o que é proferido durante pronunciamentos, sessões e audiências em órgãos públicos, transformando esses registros em documentos históricos.

Com informações da ALEPA.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »