Belém lança mapa interativo com localização de todas as praças da cidade
Projeto “Áreas Verdes” visa ampliar a transparência das ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e promover a integração da população com espaços urbanos.
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), lançou um mapa interativo com a localização de todas as praças da cidade. A ferramenta, disponível no site semma.belem.pa.gov.br, faz parte da primeira etapa do projeto “Áreas Verdes” e já conta com 268 praças registradas.
O projeto tem como objetivo dar maior transparência às ações da Semma e, em uma segunda etapa, permitirá que a população acompanhe informações como data de poda, roçagem e plantio. A secretária municipal de meio ambiente, Christiane Ferreira, ressalta a importância das praças para a socialização e pede a colaboração de todos na preservação desses espaços.
A Cinbesa, responsável pelo desenvolvimento da aplicação, disponibilizou um banco de dados com as localizações das áreas verdes levantadas pela Semma. O analista de sistemas da Cinbesa, Roberto Souza, expressa sua satisfação em colaborar com o projeto, que visa divulgar informações sobre a evolução, manutenção e intervenções realizadas nas áreas verdes de Belém.
O aplicativo, hospedado no Datacenter da Prefeitura, pode ser acessado por computador, tablet ou celular e, futuramente, contará com a busca das áreas verdes por bairro, segundo Nelson Delgado, gerente de projetos da Cinbesa.
Além das 268 praças já registradas, outros espaços que aliam meio ambiente e lazer, como o Bosque Rodrigues Alves e o Museu Emílio Goeldi, serão incluídos no sistema do projeto Áreas Verdes.