Ananindeua

Prefeitura de Ananindeua cadastra piscicultores e pescadores artesanais para fomentar economia local

Ação visa organizar e incentivar a pesca artesanal e piscicultura no município, gerando renda e oferta de alimentos para a população.

No último dia 27 de abril, 10 piscicultores e 13 pescadores artesanais foram cadastrados na Ilha de João Pilatos, região insular de Ananindeua, em uma iniciativa da Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e em parceria com a ACEEP.JR/UFRA. A ação tem como objetivo fomentar e organizar a piscicultura e a pesca artesanal no município, fortalecendo a economia local.

O trabalho, coordenado pelo técnico João Henrique e equipe da SEDEC e ACEEP.JR/UFRA, busca diagnosticar e fomentar a cadeia da pesca artesanal e piscicultura da Região das Ilhas, atividades de suma importância para a economia local. “A pesca artesanal assume importante papel socioeconômico na ocupação de mão-de-obra, geração de renda e oferta de alimentos para a população, especialmente para as pequenas comunidades do meio rural”, ponderou João Henrique.

No âmbito da cadeia produtiva, são identificadas as características socioeconômicas, tecnológicas e produtivas da pesca artesanal e analisado o processo e as relações de comercialização. Os técnicos estão oferecendo suporte técnico com informações de cultivo aos produtores de peixe e assistência ao pescador artesanal para garantir a sustentabilidade das espécies que são pescadas no rio Maguari.

Com o cadastramento, espera-se impulsionar a produção e a comercialização de peixes na região, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional das comunidades locais. A iniciativa também visa garantir a preservação ambiental e a sustentabilidade das atividades pesqueiras, com um impacto positivo no desenvolvimento socioeconômico do município.

Com informações da Prefeitura de Ananindeua.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »