Preservação de tartarugas marinhas motiva bloqueio na Praia do Atalaia durante feriado prolongado
O bloqueio da faixa de areia da Praia do Atalaia, em Salinópolis, nordeste paraense, durante o final de semana prolongado devido ao feriado do Dia do Trabalhador, busca proteger as cinco espécies de tartarugas marinhas que utilizam a área para desova e eclosão dos ovos. A medida é mantida com o apoio das forças de segurança e de entidades civis, e tem sido bem recebida pelos turistas e moradores locais.
Desde o feriado de Carnaval, a interdição tem proporcionado uma nova experiência de turismo na praia, com a ausência de carros e motocicletas. Sandra Santos, que estava na praia com sua família, aprovou a iniciativa e destacou a tranquilidade proporcionada pela proibição do tráfego de veículos motorizados.
A região interditada faz parte da Zona de Amortecimento do Monumento Natural do Atalaia, uma das 27 Unidades de Conservação (UCs) gerenciadas pelo Ideflor-Bio. O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, ressaltou a importância de preservar esse paraíso natural no território paraense.
A operação conjunta do Ideflor-Bio continuará até a próxima segunda-feira (1º) com o apoio de diversos órgãos públicos e voluntários de projetos locais. A ação visa garantir a manutenção dos ecossistemas, a preservação da vida selvagem e a sustentabilidade do turismo na região.
Com informações da Agência Pará.