Belém

Novo Terminal Hidroviário em Mosqueiro Beneficiará 27 Mil Pessoas e Incentivará o Turismo na Região

Nesta segunda-feira, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador, o Distrito de Mosqueiro, localizado a 70 km de Belém, será palco da inauguração do novo Terminal Hidroviário. O evento contará com a presença do vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, e do governador Helder Barbalho. A nova estrutura tem capacidade para beneficiar até 27 mil pessoas das regiões continental e insular da capital paraense.

Com um investimento de quase R$ 7 milhões, o terminal é uma instalação portuária pública de pequeno porte (IP4) e gerou cerca de 50 empregos diretos e indiretos, além de renda para outras 51 pessoas. A obra foi projetada pelo engenheiro Paulo Brígido, que expressou grande satisfação em participar do empreendimento.

O Terminal Hidroviário de Mosqueiro é considerado um novo elemento turístico e cultural da ilha, somando-se aos demais atrativos, como a paróquia de Nossa Senhora do Ó, a Tapiocaria, o Mercado Municipal da Vila e a futura Escola de Gastronomia da Amazônia. Vanessa Egla, agente distrital de Mosqueiro, destacou que o novo terminal também será uma grande janela para o rio Pará, proporcionando passeios, recordações e encontros amistosos entre visitantes e moradores.

Do ponto de vista da mobilidade urbana, o engenheiro Paulo Brígido ressaltou que o terminal permitirá o planejamento, implantação e regulação de políticas de transportes públicos mais abrangentes, com integração entre os modais existentes, beneficiando toda a Região Metropolitana de Belém.

O DNIT informa que os serviços contratados incluem terraplenagem, pavimentação, drenagem pluvial e sinalização horizontal e vertical. Além disso, foram construídas estruturas de concreto armado para muro de contenção, cais flutuantes de 20 metros de comprimento, convés coberto e uma passarela metálica de acesso para pedestres.

A solenidade de inauguração contará com as presenças de diversas autoridades locais e estaduais, incluindo a vice-governadora Hana Ghassan e a diretora de infraestrutura aquaviária do DNIT, Caroline Brasileiro Quirino Lemos.

Sobre a linha fluvial Belém-Mosqueiro, Vanessa Egla informou que a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), está finalizando os estudos técnicos de viabilidade operacional. A instalação da linha é um anseio da população local e, após a conclusão dos estudos, deve ser regulamentada, retomando a antiga rota para Mosqueiro pelo rio.

Enquanto a inauguração se aproxima, Mosqueiro se prepara com serviços de limpeza, arborização, jardinagem e sinalização das vias de acesso ao centro do distrito. A expectativa é que o novo terminal e os demais serviços deixem Mosqueiro pr

onta para o período do veraneio 2023, atraindo mais turistas e gerando renda para a população local.

A Prefeitura de Belém, juntamente com a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), de Meio Ambiente (Semma) e de Mobilidade Urbana (Semob), está trabalhando para garantir que todas as áreas estejam prontas e em perfeitas condições para receber os visitantes. A expectativa é que o novo Terminal Hidroviário de Mosqueiro promova um aumento no fluxo turístico e, consequentemente, contribua para o crescimento da economia local.

Com a inauguração do terminal e a possível implementação da linha fluvial Belém-Mosqueiro, os moradores da região terão mais opções de transporte, facilitando a conexão com a capital paraense e outras localidades. Além disso, o terminal proporcionará uma experiência cultural enriquecedora, resgatando a tradição e a beleza do local, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento sustentável do distrito e a preservação do meio ambiente.

O novo Terminal Hidroviário de Mosqueiro representa um importante passo para o progresso da região, oferecendo melhores condições de transporte, incentivando o turismo e fomentando a economia local, sempre com foco na sustentabilidade e na valorização da cultura e do patrimônio histórico.

Com informações da Agência Belém.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »