Belém promove inclusão de pessoas com deficiência e conscientização sobre autismo na rede municipal de ensino
Belém se destaca no cenário nacional em educação inclusiva, com 2.254 estudantes com deficiência matriculados na rede municipal de ensino, dos quais 1.239 possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em abril, a Prefeitura de Belém, através do Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie) da Secretaria Municipal de Educação (Semec), intensificou o debate sobre o TEA com palestras, caminhadas, ações culturais e o I Simpósio em Alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
A programação buscou capacitar e conscientizar o corpo docente da Semec sobre o autismo no contexto educacional e gerar informações e ferramentas para a comunidade escolar, visando combater o preconceito contra o autismo. Durante o evento, foram realizadas palestras sobre “Ecolalia”, um fenômeno de fala repetitiva presente na comunicação dos autistas, e sobre “Material e conteúdo como provedores da inclusão escolar do aluno do TEA”.
Relatos de experiências de professores das salas de recursos multifuncionais e salas regulares das escolas da rede municipal de ensino foram apresentados. Além disso, houve uma apresentação artística do músico instrumentista e autista Carlos Furtado. No dia 30 de abril, será realizada uma manhã cultural na Praça do Horto Municipal, com apresentações de música, teatro e dança realizadas por alunos da rede municipal com autismo, encerrando o mês de debates sobre o TEA.
Com informações da Agência Belém.