Pará

Lacen-PA intensifica acompanhamento de pacientes com HIV/Aids e hepatites B e C

Nos dias 26 e 27 de abril, o Laboratório Central do Estado (Lacen-PA) promoveu uma oficina sobre diagnóstico e acompanhamento de pacientes vivendo com HIV/Aids e Hepatites B e C. A iniciativa, organizada pela Divisão de Rede de Laboratórios (DRLAB) e Seção de Biologia Molecular II/DBM, teve como objetivo capacitar profissionais dos Serviços Ambulatoriais Especializados (SAEs) e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) das Secretarias Municipais de Saúde.

A oficina focou no fluxo de solicitação, coleta e envio de amostras biológicas para o Lacen-PA, abordando temas como segurança do paciente, diagnóstico laboratorial e acompanhamento de pacientes vivendo com HIV/Aids e Hepatites Virais. A farmacêutica-bioquímica Cristiane Ikeda, chefe da DRLAB, destacou a importância de nivelar o conhecimento técnico dos profissionais envolvidos no processo de coleta e envio das amostras.

“Queremos que os profissionais que atuam nos SAEs e CTAs façam todo o processo corretamente, para que nós, aqui no Lacen, recebamos uma amostra ideal para análise, agilizando o diagnóstico e assegurando um melhor acompanhamento médico dos pacientes”, afirmou Ikeda.

Valnete Andrade, vice-diretora do Lacen-PA, enfatizou que a qualidade das análises laboratoriais depende diretamente da qualidade das amostras coletadas. Ela ressaltou que todas as informações necessárias sobre coleta, acondicionamento e transporte de amostras estão disponíveis no manual no site do Lacen-PA.

No início da oficina, o diretor do Lacen-PA, Alberto Júnior, e a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Alessandra Bentes, incentivaram os participantes a aproveitarem a oportunidade para adquirir conhecimento e aprimorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A capacitação reforça o compromisso do Lacen-PA em assegurar diagnósticos precisos e melhorar a qualidade de vida de pacientes vivendo com HIV/Aids e Hepatites B e C.

Com informações da Agência Pará.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »