Pará

Tribunal de Contas do Pará participa de reunião para definir estratégias conjuntas em prol do aprimoramento dos Tribunais de Contas do Brasil

Reunião discute desempenho nas áreas de gestão administrativa, auditoria, comunicação e tecnologia da informação, entre outras

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) marcou presença na reunião dos Comitês Técnicos do Instituto Rui Barbosa (IRB), que aconteceu na última terça-feira, 25, em Brasília (DF). O encontro teve como objetivo a definição de estratégias conjuntas para promover o aprimoramento dos Tribunais de Contas, tendo como base o Marco de Medição do Desempenho (MMD-TC) da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Foram abordados temas relacionados ao desempenho dos Tribunais em diversas áreas, como gestão administrativa, auditoria, comunicação, tecnologia da informação e educação. A proposta é implementar um plano de ação nacional voltado ao controle externo no Brasil, por meio de uma atuação colaborativa, coordenada e integrada entre os Tribunais de Contas, Atricon, IRB, Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

Rosa Egídia Crispino C. Lopes, Conselheira Presidente do TCE-PA, representou a Corte de Contas paraense na reunião. As servidoras Sônia Abreu, da Secretaria de Controle Externo (Secex), e Monique Farias, da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (Sepge), também estiveram presentes e acompanharam os debates.

Durante o evento, o presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes, e o presidente do Comitê Técnico de Sistematização da Administração Pública, Conselheiro Reginaldo Parnow Ennes, lançaram o Edital da Carta de Chamamento de Experiências Exitosas na Administração Pública Brasileira. Ademais, foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério Público Federal do Trabalho e o Instituto Rui Barbosa.

O MMD-TC é um instrumento de avaliação que visa verificar o desempenho dos Tribunais de Contas quanto às boas práticas internacionais e às diretrizes de qualidade estabelecidas pela Atricon. Por meio dessa ferramenta de gestão, busca-se identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria nas instituições, com o intuito de promover o pleno desenvolvimento como órgãos de controle.

Com informações do TCE-PA

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »