Macapá

Ex-secretária de Saúde de Macapá fala sobre enfrentamento da COVID-19 na Câmara de Vereadores

Gisela Cezimbra, que atuou na linha de frente do combate à COVID-19, discutiu medidas adotadas em Macapá durante a pandemia.

Gisela Cezimbra, ex-secretária de Saúde de Macapá, participou da 15ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, a convite do vereador Claudiomar Rosa (Avante). Ela compartilhou sua experiência no enfrentamento da COVID-19 durante sua gestão na Secretaria de Saúde em 2020.

Cezimbra ressaltou que a situação no Amapá poderia ter sido ainda pior, e que a atuação das Unidades Básicas de Saúde foi fundamental para lidar com os sinais e sintomas da COVID-19, evitando o agravamento dos casos. Na época, a rede básica de saúde de Macapá atendia 3 mil pacientes por dia, independentemente do tipo de receita ou origem dos pacientes.

Diante da insuficiência de Unidades de Saúde, a UBS do Santa Inês foi construída em 12 dias e ficou conhecida como “Covidinho”, atendendo prioritariamente casos de COVID-19 24 horas por dia.

O vereador Claudiomar Rosa lembrou que a cidade aprendeu fazendo e enfrentou muitas perdas. Ele mencionou a criação da Lei em Memória às Vítimas da Covid-19 para homenagear aqueles que faleceram devido à doença.

Gisela Cezimbra enfatizou a importância de manter os cuidados e a vacinação para controlar a pandemia de COVID-19.

Com informações da Câmara Municipal de Macapá.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »