Brasil

Senado aprova crédito de até US$ 1 bilhão com Banco do Brics para financiar programa emergencial de acesso a crédito

O Senado aprovou, nesta terça-feira (25), o projeto de resolução que autoriza o Brasil a contratar uma operação de crédito de até US$ 1 bilhão com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco do Brics. O dinheiro deve ser usado para financiar parcialmente o Programa Emergencial de Acesso a Crédito (FGI), executado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O projeto, de autoria da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), teve origem em um pedido da Presidência da República e será encaminhado à promulgação. O senador Omar Aziz (PSD-AM) relatou o projeto e apresentou voto favorável à autorização para contratar o crédito, considerando que está de acordo com a legislação em vigor.

O programa visa facilitar o acesso ao crédito e preservar agentes econômicos em razão dos impactos econômicos decorrentes da pandemia da Covid-19, protegendo empregos e renda. Omar Aziz avalia que os financiamentos no âmbito do FGI-PEAC foram importantes para aumentar a oferta de financiamento às pequenas e microempresas durante os meses mais críticos da pandemia.

A operação de crédito permitirá maior financiamento para pequenas e microempresas, essencial em um cenário de estagnação econômica e necessidade de reanimar a economia para potencializar a geração de empregos, segundo o relatório de Omar Aziz. O projeto foi aprovado com votos contrários dos senadores Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) e Cleitinho (Republicanos-MG), que acreditam que o acréscimo de meio circulante pode provocar aumento da inflação e da taxa de juros.

Com informações da Agência Senado.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »