Reforma e restauro do histórico cinema Olympia, o mais antigo do Brasil, é anunciada pela Prefeitura de Belém
O dia em que o cinema Olympia completou 111 anos, a Prefeitura de Belém anunciou a obra de reforma e restauro do mais antigo cinema em funcionamento do Brasil. A obra será iniciada no primeiro semestre de 2023 e tem previsão de conclusão de um ano, sendo viabilizada pelo Instituto Pedra, que captou recursos no valor de R$ 8 milhões junto ao Instituto Vale.
Foi assinado o documento que celebra a parceria entre a Prefeitura, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), e os Institutos Pedra e Vale. “A parceria com o Instituto Pedra, orçada em oito milhões, já está em análise para aprovação no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e em breve a obra de reforma, restauro e modernização do cinema Olympia será iniciada. Nós queremos reinaugurar no próximo aniversário do cinema, tendo, assim, motivos para muitas celebrações”, afirmou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
O Instituto Pedra, responsável pela captação de recursos, é uma instituição da sociedade civil que atua no campo do patrimônio cultural em todo o Brasil, considerando as dimensões simbólica, material e territorial do país. Em Belém, o Olympia foi o monumento escolhido pelo Instituto.
Segundo Beth Almeida, técnica do Instituto Pedra responsável pela obra do Cinema Olympia, o projeto de revitalização do cinema foi realizado na época do PAC das Cidades Históricas, ainda no governo de Dilma Rousseff, mas ficou parado por falta de recursos. Com a parceria firmada, o valor de R$ 8 milhões será utilizado para reformar o cinema e fazer a manutenção dos maquinários já existentes, além da compra de novos equipamentos que modernizarão a sala sem alterar seu sentido histórico.
O momento da assinatura do termo de cooperação contou com a presença de diversas entidades ligadas ao cinema e audiovisual na cidade, como a Associação de Críticos de Cinema do Estado do Pará (ACCPA). “No século 21, o Olympia tem que ser pensado nesse amor pela Amazônia. Sabendo disso, sugerimos que o cine Olympia seja transformado em um polo amazônico de cinema”, disse a representante da ACCPA, Luzia Álvares.
Fundado em 24 de abril de 1912, o cinema Olympia é uma das mais antigas salas de cinema do Brasil. Desde 2020, devido à pandemia de covid-19, o espaço se encontra fechado para a exibição de filmes. Em 2006, o local passou a ser administrado pela Prefeitura de Belém, via Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel). Em 2012, a lei municipal nº 8.907 declarou o Cinema Olympia integrante do Patrimônio Histórico e
ultural do Município de Belém e, exclusiva e permanentemente, um centro de exibição audiovisual.
A revitalização do histórico cinema Olympia é de suma importância para a preservação da cultura e história da cidade de Belém, bem como para o fortalecimento do setor audiovisual na região. A transformação do cinema em um polo amazônico de cinema contribuirá para a promoção da produção cinematográfica local e para a difusão do patrimônio cultural da Amazônia.
Com a reforma, restauro e modernização, o Olympia poderá retomar suas atividades e, além de proporcionar entretenimento de qualidade à população, se tornará um espaço de referência para a exibição de filmes e eventos relacionados ao cinema e à cultura amazônica. A reinauguração do cinema no próximo aniversário é aguardada com expectativa pelos amantes da sétima arte e moradores da cidade, que terão um motivo a mais para celebrar a rica história e tradição do Olympia.
Com informações da Agência Belém.