Professor de Breves, no Marajó, utiliza jogos como ferramenta pedagógica na rede estadual
O uso de jogos como ferramenta educacional vem ganhando espaço na educação do Estado. Um professor de física do arquipélago do Marajó está inovando ao utilizar uma game para ensinar conceitos complexos da disciplina. Fábio Jorge de Nazaré Ferreira, docente da Escola Estadual de Ensino Médio Gerson Peres, em Breves, está tornando o ensino mais lúdico e atrativo para os alunos. Os resultados podem ser comprovados com as ótimas notas dos estudantes na disciplina.
Um dos jogos utilizados pelo professor é a “Corrida da Energia Cinética”, onde ele utiliza os conceitos de física, fazendo com que os alunos compreendam de forma mais clara os princípios da disciplina. No jogo, os alunos devem aplicar seus conhecimentos sobre energia cinética, velocidade média, velocidade instantânea e aceleração para progredir em uma corrida virtual. Os estudantes são separados em grupos e respondem a perguntas sobre o tema. A equipe que tiver a maior pontuação ao final, vence a competição.
“Sobre o jogo, eu acredito que é uma experiência totalmente inédita para os alunos do primeiro ano. Nós nunca tínhamos presenciado um novo modo de aprender, de uma forma mais fácil. Na minha opinião, deveríamos ter sempre essas iniciativas de como funciona a Física porque fica mais fácil de aprender”, disse a estudante Juliana de Lopes Abreu, que cursa o primeiro ano do ensino médio na Gerson Peres.
Para Fábio, o uso de jogos é uma forma de tornar o ensino mais atrativo e efetivo, especialmente na rede pública de ensino, onde os estudantes não costumam ter iniciativas como esta. “Com esse joguinho, os alunos aplicam os conceitos da física e respondem as perguntas. Quem tiver a maior pontuação é o campeão. É uma maneira simples de fixar o conteúdo. Os jogos permitem que os alunos aprendam de forma mais lúdica e prática, tornando o processo de ensino mais interessante e dinâmico”, explica o professor.
A utilização de jogos como ferramenta educacional é uma tendência crescente na educação, e os resultados têm sido positivos. Além de tornar o ensino mais atrativo, eles permitem que os alunos aprendam de forma mais prática e efetiva, o que contribui para o desenvolvimento de suas habilidades e competências.
“Como resultado nós tivemos um engajamento grande dos alunos, eles gostaram para valer, e quando aplicamos a primeira avaliação, nenhum deles tirou nota vermelha na disciplina. Todos tiraram boas notas e isso só reforça que os jogos são uma ótima ferramenta de aprendizagem”, conclui ele.
Fonte Agência Pará