Belém

Belém sediará encontro de líderes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica em agosto

A capital paraense, Belém, se prepara para receber um encontro de chefes de Estado e de Governo da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) nos dias 8 e 9 de agosto deste ano. O evento tem como objetivo debater o desenvolvimento sustentável da região amazônica e reunirá presidentes e primeiros-ministros dos oito países que compõem a Amazônia: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

A OTCA é uma organização intergovernamental formada pelos países amazônicos que assinaram o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), tornando-se o único bloco socioambiental da América Latina. Na manhã desta terça-feira (25), representantes do Itamaraty estiveram na Prefeitura de Belém para alinhar o planejamento do encontro.

No Gabinete da Prefeitura, o embaixador do Itamaraty, Antônio Ricarte, a equipe do cerimonial do Governo Federal e a gerente de Comunicação da Agência Brasileira de Comunicação (ABC), Janaína Plessmann, foram recebidos pelo prefeito Edmilson Rodrigues e pelo coordenador das Relações Internacionais (Corint), Luiz Arnaldo Campos.

O prefeito Edmilson Rodrigues destacou a importância do evento para a capital paraense e para a região amazônica, afirmando que o encontro contará com a presença de 12 presidentes dos países pan-amazônicos, além de representantes de instituições não governamentais, universidades, movimentos sociais e cientistas, visando debater propostas para o futuro da Amazônia e preparar Belém para a COP-30.

O embaixador Antônio Ricarte ressaltou que o evento em Belém será o mais relevante no calendário diplomático do Brasil neste ano e destacou a preocupação com os mais de 50 milhões de habitantes da Amazônia, entre Brasil e países limítrofes. Ricarte afirmou que o objetivo principal dos programas de cooperação é promover atividades de colaboração entre os governos nacional, estadual e municipal, buscando oferecer à floresta amazônica um futuro melhor, com desenvolvimento, sem fome e com emprego para todos.

Com informações da Agência Belém.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »