Atletas amazonenses buscam realizar sonho olímpico com apoio de projetos socioesportivos e fomento ao alto rendimento
O sonho de participar das Olimpíadas de Paris 2024 pode estar mais próximo para os atletas amazonenses graças a projetos socioesportivos e fomentos ao alto rendimento. Um desses projetos é o “Amazonas nas Olímpiadas de Paris 2024”, que tem como objetivo investir em atletas que já possuem índices pré-olímpicos, permitindo que se preparem integralmente para as seletivas do próximo ciclo olímpico.
Entre os beneficiados está Graziela Paulino, indígena da etnia Karapana e atleta da modalidade arco e flecha. Em entrevista, Paulino celebrou o apoio recebido: “É muito importante estar recebendo incentivo. O esporte não tinha tanto apoio como tem hoje por causa do governador Wilson Lima, com esse olhar para o esporte de alto rendimento. Isso vai mudar a nossa vida para que a gente possa treinar tranquilo, comprar equipamentos e assim representar o Amazonas, alimentando o sonho de chegar nas Olimpíadas.”
Daniela Vitória, jovem promessa do skate, também busca uma vaga nas Olimpíadas e se diz feliz com o apoio recebido: “Muito feliz em saber que agora vou ter um apoio grande e estou treinando bastante para chegar nas Olimpíadas e representar nosso Brasil, nosso Amazonas”.
O paratleta Eduardo Dantes, que aperfeiçoa suas habilidades com o objetivo de conquistar uma vaga nas Paraolimpíadas de Paris 2024, destaca a importância do incentivo do governo para alcançar o sonho olímpico.
Como parte desses esforços, o Governador Wilson Lima lançou o Bolsa Esporte Estadual 2023, que destinará patrocínio a atletas e paratletas de diversas modalidades olímpicas e não olímpicas. Serão 182 patrocínios desportivos, com valores que variam de R$ 400 a R$ 3 mil mensais. As inscrições ocorrerão de 2 a 31 de maio, e o edital é de responsabilidade da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).
Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar, afirmou: “Aqui no estado do Amazonas, vamos incentivar modalidade olímpica e não olímpica. Como jiu-jítsu, por exemplo, que é uma da modalidade mais praticadas hoje no estado do Amazonas. Isso dá possibilidade para que eles possam investir mais no seu esporte, comprar um quimono muito mais adequado e muito mais potente”.
Esse incentivo visa não apenas impulsionar a carreira dos atletas, mas também promover o esporte e a cultura no estado do Amazonas, aumentando as chances de sucesso nas próximas competições internacionais.
Com informações da Agência Amazonas.