Belém

Representante do Unicef no Brasil visita Belém e reforça compromisso com a infância e adolescência

O novo representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, visitou nesta segunda-feira, 24, a Prefeitura de Belém, onde conheceu as ações desenvolvidas pelo município na área da infância e adolescência e reafirmou os compromissos com a parceria entre as duas instituições.

O prefeito Edmilson Rodrigues, acompanhado do vice-prefeito, Edilson Moura, de secretários municipais e conselheiros e conselheiras adolescentes do programa “Tá Selado”, receberam Abdel-Jelil no gabinete municipal. O representante do Unicef no Brasil assumiu o cargo em janeiro deste ano.

Ida Oliveira, chefa em exercício do escritório Unicef em Belém, destacou o compromisso da Prefeitura com as agendas propostas pelo Unicef, como primeira infância, proteção, água e saneamento. Oliveira enfatizou que a instituição tem conseguido integrar discussões sobre qualificação das equipes e melhoria dos serviços na administração municipal.

Os conselheiros e conselheiras adolescentes do programa “Tá Selado” apresentaram suas experiências de participação nas ações da Prefeitura de Belém em parceria com o Unicef. Dentre as iniciativas, destaca-se o projeto de Dignidade Menstrual, no qual foram distribuídos cerca de 30 mil absorventes e realizados diálogos com adolescentes nas escolas municipais sobre Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos.

A conselheira Louene Pinheiro, 16 anos, ressaltou a importância da voz dos adolescentes e da luta pelos direitos. Gardelys Cooper, prefeita do “Tá Selado” e representante da etnia Warao, destacou a relevância do encontro para representar sua etnia e mostrar a luta pelos direitos.

O prefeito Edmilson Rodrigues afirmou ser uma honra receber Youssouf Abdel-Jelil e destacou a intensidade da parceria com o Unicef. Ele reafirmou o compromisso da gestão municipal com a causa da criança e do adolescente, citando ações como a distribuição de absorventes em parceria com o Unicef e a expansão das Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI), que já somam quase 35, abrangendo CRAS, unidades de saúde e escolas. Segundo o prefeito, essas ações representam o desenvolvimento de políticas públicas profundas.

Com informações da Agência Belém.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »