Profissionais do fortalecimento de vínculos participam de curso de formação continuada em Ananindeua.
Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), começou, nesta quinta-feira (20), a primeira etapa de Formação Continuada da equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O encontro ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Complexo VI e reuniu cerca de 70 profissionais, que atuam nos 10 CRAS municipais.
O curso faz parte da Gestão de Trabalho Itinerante, que tem como objetivo ampliar os conhecimentos acerca do SCFV, contribuindo para aprimorar a qualidade da oferta dos serviços no sentido de consolidar o direito socioassistencial, estimulando a troca de conhecimento e a produção de novos saberes, reconhecendo as necessidades de qualificação e formação continuada da equipe, com vistas a superar dificuldades e melhorar a qualidade dos serviços prestados. Além de valorizar os servidores públicos.
“Esse momento faz parte de um dos nossos projetos da Gestão do Trabalho, com foco em dois eixos: processo de trabalho e processo de formação, pois nossa ideia é oportunizar trocas e diálogos, promovendo o desenvolvimento de uma prática compromissada, no qual a equipe do SCFV possa entender melhor sua função e dos colegas para facilitar os trabalhos nas unidades, objetivando sempre o melhor para o público atendido. E também de reconhecer e valorizar os nossos profissionais da SEMCAT, visto que em cada encontro é um dos nossos servidores que irá ministrar o curso “, ressaltou a coordenadora da Gestão do Trabalho, Pamela de Almeida.
Segundo Karla Meireles, assessora técnica pedagógica da SEMCAT e ministrante do curso, a palavra chave do primeiro encontro foi planejamento. “Hoje buscamos mostrar a importância do planejamento, no qual preciso identificar minha função, entender o meu território de atuação, suas especificidade, para então planejar como irei executar o trabalho, como o mesmo será oferecido aos usuários. Então o planejamento é ponto de partida para desenvolvermos o melhor trabalho com as famílias que necessitam de nossos serviços socioassistenciais”, explicou.
Pamela Caxias, orientadora social do CRAS Daniel Reis, foi uma das participantes e comentou sobre a importância do curso. “Esses momentos são ótimos para podermos desabafar e interagir como os nossos colegas, e construir novas perspectivas sobre onde ainda podemos melhorar em relação ao trabalho que prestamos à comunidade. Com toda certeza foi um momento único”.
De acordo com a secretária da SEMCAT, Marisa Lima, o curso busca qualificação e valorização do servidor. “O SCFV faz parte da Proteção Social Básica, que visa prevenir situações de risco e vulnerabilidades, investindo no desenvolvimento de potencialidades, no fortalecimento de vínculos familiares/comunitários, e oferecendo a possibilidade de aquisições coletivas e individuais”. E finalizou. “Ao longo dos meses abril e maio estaremos dando continuidade ao curso de formação com as equipes dos 10 CRAS de Ananindeua, sempre visando a qualificação e valorização dos nossos servidores e oferecer o melhor serviço às famílias do município”.
Fonte: Prefeitura de Ananindeua.