Pará

Governador Helder assina projeto de lei para aumentar remuneração de policiais e bombeiros militares

O governador Helder Barbalho assinou, nesta segunda-feira (24), um Projeto de Lei que visa aumentar a remuneração dos integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. A medida, que estabelece o escalonamento vertical do círculo de praças e praças especiais, foi anunciada durante a solenidade militar alusiva ao Dia do Patrono das Polícias Militares do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o “Alferes Tiradentes”. O texto agora seguirá para apreciação da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), em Belém.

Na ocasião, mais de 500 policiais militares, entre oficiais e praças, foram promovidos e receberam a Medalha do Mérito Tiradentes. “Este é o momento de festejar e reconhecer as ações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, destacando as nossas ações realizadas para garantir a redução da criminalidade e poder também resgatar um compromisso de valorização com a nossa tropa”, enfatizou Barbalho.

O governador explicou que o projeto de escalonamento tem como objetivo não apenas aumentar o piso do soldo do soldado, equiparando-o ao salário mínimo, mas também estabelecer um aumento de 5% na remuneração de acordo com a patente subsequente. Essa medida, segundo Barbalho, é uma demanda histórica da corporação e visa valorizar e estimular a tropa a servir e proteger a população do Pará.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, destacou a importância da ascensão funcional para a corporação, que é considerada um patrimônio do povo paraense. “É um dia muito especial para todos nós. Ele marca a ascensão funcional característica da nossa corporação. A valorização profissional é um dos pressupostos que mantém essa redução histórica da criminalidade que vivenciamos nos últimos anos, preservando vidas, servindo e protegendo a sociedade”, assegurou.

Helder Barbalho ressaltou a redução sistêmica dos níveis de criminalidade violenta no Pará ao longo dos últimos anos, tornando o estado referência no Brasil na diminuição de homicídios e latrocínios. “Os resultados são fruto da ampliação do nosso efetivo, investimento em estrutura e tecnologia para os órgãos da segurança pública, além das ações de cidadania, a exemplo das Usinas da Paz. Buscamos enfrentar os efeitos com a polícia na rua e enfrentar as causas por meio da transformação social”, afirmou.

O tenente coronel Sullivan, um dos promovidos na solenidade, destacou a satisfação pela promoção e o reconhecimento do governador e da sociedade. “Traz mais motivação para que a gente desempenhe um trabalho cada vez melhor junto à comunidade”, pontuou. Ualame Machado, Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, reforçou a importância do dia e das promoções realizadas, que valorizam a tropa. “Além dos anúncios de melhorias para a categoria e reconhecimento pelo trabalho que a corporação vem fazendo em todo o Estado, são fortalecidos compromissos com a tropa para que, cada vez mais, deem o melhor para a sociedade”, afirmou.

A iniciativa do governador Helder Barbalho é vista como um passo significativo para a valorização dos profissionais de segurança pública no Pará. O aumento da remuneração, somado às promoções realizadas, deve contribuir para o fortalecimento das ações de combate à criminalidade e para a melhoria da qualidade de vida desses profissionais e suas famílias. A expectativa é que, após a aprovação do projeto pela Alepa, a medida entre em vigor, beneficiando milhares de policiais e bombeiros militares no estado.

Em um cenário em que a segurança pública é fundamental para a garantia da tranquilidade e do bem-estar da população, o investimento na valorização e na capacitação dos profissionais responsáveis por essa área mostra-se essencial. Ações como essa, que promovem o reconhecimento e a motivação desses servidores, tendem a refletir positivamente na sociedade e na redução dos índices de criminalidade.

Com informações da Agência Pará.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »