Papa Francisco e outras personalidades têm selo azul do Twitter restabelecido após controvérsia
Após a polêmica envolvendo a retirada dos selos azuis de verificação distribuídos gratuitamente a pessoas notáveis, o Twitter decidiu voltar atrás em sua decisão e restabelecer a marca de verificação para algumas contas selecionadas.
Perfis de celebridades e veículos de comunicação com mais de 1 milhão de seguidores, como Papa Francisco, Bill Gates e Beyoncé, tiveram seus selos azuis restituídos, após serem removidos devido às mudanças anunciadas pela plataforma nos últimos meses. A BBC News, um dos maiores veículos de comunicação do mundo, também teve seu selo azul retornado, mesmo sem aderir ao serviço de assinatura “Twitter Blue”.
A mudança ocorreu após o bilionário Elon Musk criticar a decisão da rede social de incluir o selo azul como parte do plano de assinatura do Twitter Blue, cobrado por US$ 8 ao mês. Além disso, o Twitter lançou um plano de assinatura anual para o serviço, que oferece um desconto em relação aos valores mensais.
Para contornar a polêmica, a plataforma passou a oferecer marcas de seleção em outras cores: ouro para empresas e cinza para governos e organizações e autoridades multilaterais. O perfil do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, por exemplo, recebeu o selo cinza.
Outras contas notáveis, como o astro do basquete LeBron James e o escritor Stephen King, mantiveram seus selos azuis mesmo sem serem assinantes do Twitter Blue. Elon Musk admitiu ter pago pelo selo azul de algumas contas na rede social.
A mudança gerou debates sobre a democratização do acesso ao selo azul e a eventual exclusão de vozes importantes na plataforma, levando o Twitter a reavaliar suas políticas de verificação e ajustá-las conforme a repercussão.