Moradores do Residencial Comandante Cabano Antônio Vinagre recebem títulos de propriedade em Belém
A iniciativa faz parte do programa "Terra da Gente" que busca regularizar 15 mil imóveis até dezembro de 2023.
Na noite da última quinta-feira, 20 de abril, os moradores do Residencial Comandante Cabano Antônio Vinagre em Belém receberam os tão esperados títulos de propriedade dos imóveis. A entrega dos 83 títulos ocorreu no auditório da Universidade Estadual do Pará (UEPA), na travessa Enéias Pinheiro.
A ação integra o programa “Terra da Gente”, promovido pela Prefeitura de Belém em cooperação com o Governo do Estado do Pará. Os recursos para a regularização dos imóveis no Antônio Vinagre são provenientes do município, através da Codem e do Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova (Promaben), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, destacou a importância do projeto e o compromisso da prefeitura com a regularização fundiária: “Nós encontramos Belém com 60% dos imóveis irregulares. Esse ato hoje reafirma o quanto estamos juntos por Belém, pela cidadania do município. Estamos avançando muito na entrega de títulos, inclusive regularizando bairros inteiros.”
Localizado na avenida Almirante Barroso, bairro do Curió Utinga, o Residencial Comandante Cabano Antônio Vinagre abriga famílias que aguardavam ansiosamente a entrega dos documentos. Jurema Silva, auxiliar de procedimento bucal e moradora do conjunto há sete anos, expressou sua alegria: “Agora a gente pode dizer que é nosso de verdade, e nós sempre tivemos medo de despejo, mas agora graças a Deus ninguém vai tirar a gente de lá: nós vamos dormir tranquilos, porque sabemos da importância da regularização fundiária, que nos dá a posse definitiva da nossa casa.”
Segundo Lélio Costa, presidente da Codem, os moradores esperavam há mais de 10 anos pelo título de propriedade, desde o remanejamento em 2012.
O programa Terra da Gente, desde sua implantação em 2021, já beneficiou cerca de 12 mil famílias com títulos de propriedade. A Prefeitura de Belém tem como meta alcançar 15 mil imóveis regularizados em áreas da periferia da capital até dezembro de 2023.
Com informações da Agência Belém.