Brasil

Senador Zequinha busca apoio para projeto que modifica regras de aprovação e comercialização de agrotóxicos

A proposta visa desburocratizar o setor e ampliar a produtividade brasileira, mas levanta preocupações com relação à saúde e ao meio ambiente.

Em pronunciamento na última quarta-feira (19), o senador Zequinha Marinho (PL-PA) solicitou apoio dos senadores para a votação em Plenário do projeto (PL 1.459/2022) que modifica as regras de aprovação e comercialização dos defensivos agrícolas, também conhecidos como agrotóxicos. O senador informou que a Frente Parlamentar da Agropecuária, com quem se reuniu no mesmo dia, manifestou apoio à matéria, visando desburocratizar o setor, melhorar o ambiente de competitividade e ampliar a produtividade brasileira. O texto já foi aprovado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e aguarda análise do Plenário.

O projeto aborda a simplificação e agilização da análise das moléculas de agrotóxicos tanto pela Anvisa, responsável pela análise de risco relacionado ao uso desses produtos, quanto pelo Ibama ou pelo Ministério da Agricultura. “Nada que não seja extremamente legal”, argumentou o senador Zequinha Marinho. A proposta inclui aspectos de pesquisa, experimentação, produção, comercialização, importação e exportação, embalagens e destinação final, além de fiscalização.

Senador Zequinha Marinho pede fim da fiscalização para que garimpeiros atuem livremente até regularização

Entretanto, a utilização de agrotóxicos na agricultura tem gerado preocupações devido aos efeitos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente. Estudos apontam que o consumo de alimentos contaminados pode causar doenças como câncer, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e afetar o sistema imunológico e reprodutivo. Além disso, o uso excessivo desses produtos químicos pode levar à resistência das pragas e contaminação ambiental, prejudicando a biodiversidade e a segurança alimentar.

Diante desse cenário, é importante adotar medidas para reduzir o uso de agrotóxicos na agricultura e garantir a produção de alimentos saudáveis e seguros para o consumo humano. Uma alternativa é investir em tecnologias e práticas sustentáveis, como a agricultura orgânica, que não utiliza agrotóxicos e preserva o meio ambiente. Além disso, é necessário fortalecer a fiscalização e controle dos produtos químicos utilizados na agricultura, assegurando a qualidade e segurança dos alimentos consumidos pela população.

Com informações da Agência Senado.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »