Pará

Governador do Pará destaca bioeconomia como alternativa de desenvolvimento na Lide Brazil Conference London

Helder Barbalho apresenta as ações de preservação e regeneração do bioma amazônico, e enfatiza a importância da bioeconomia no desenvolvimento socioeconômico do país.

Autoridades, empresários e investidores brasileiros e britânicos estão reunidos, nesta quinta (20) e sexta-feira (21), em Londres, na Inglaterra, para debater o desenvolvimento socioeconômico do Brasil no Lide Brazil Conference London. O meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social foram as principais pautas discutidas no primeiro dia do evento.

Helder Barbalho, governador do Pará, liderou o painel “Meio Ambiente: o novo posicionamento do Brasil”, onde apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Estado para a preservação e regeneração do bioma amazônico. O governador destacou a bioeconomia como uma alternativa de desenvolvimento socioeconômico para a região.

Barbalho explicou que a bioeconomia, com investimentos em inovação, tecnologia e pesquisa, pode alavancar novos negócios, gerar empregos verdes e conciliar desenvolvimento e sustentabilidade. Ele detalhou a participação das comunidades no processo e mencionou que a bioeconomia pode gerar US$ 120 bilhões em negócios, segundo o Plano de Bioeconomia do Estado do Pará, apresentado na última COP no Egito.

O governador reforçou a importância da conservação das áreas preservadas de forma eficiente, valorizando a floresta viva e em pé e gerando benefícios sociais e econômicos para as comunidades do entorno. Barbalho ponderou que o Brasil ainda não percebeu o potencial da bioeconomia como uma tendência viável e sustentável para o futuro.

Durante o evento, Helder Barbalho cobrou a necessidade de o Congresso Nacional regulamentar o Marco do crédito de carbono, acreditando que a medida permitirá aproveitar o potencial de conservação da biodiversidade no país. O governador informou que o Pará pretende abrir concorrência para concessão de pelo menos três áreas públicas estaduais, totalizando aproximadamente 4.200.000 hectares, com o objetivo de conservação e comercialização de créditos pelo mecanismo de REDD+.

O Lide Brazil Conference London discute as oportunidades do Brasil no Reino Unido e na União Europeia, abordando temas como meio ambiente, desenvolvimento econômico e social do Brasil, além das perspectivas de ambiente de negócio e confiança de investidores. Entre os participantes do primeiro dia de evento estavam autoridades brasileiras e britânicas, empresários e representantes de instituições financeiras.

Com informações da Agência Pará.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »