Pará

Recuperação histórica: Palácio Cabanagem revitaliza o auditório João Batista, antigo plenário da ALEPA

Como parte do processo de recuperação e valorização da história do Poder Legislativo paraense, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão, liderou a reforma do casarão Palácio Cabanagem, que incluiu a revitalização do auditório João Batista. O espaço funcionou como plenário de 1970 a 1996, sediando as Sessões Ordinárias e Extraordinárias da Alepa.

O auditório foi palco de decisões importantes, como a construção da Constituição do Pará, e eventos históricos, como a posse de Alacid Nunes como governador em 1978 e com a eleição para governador, em 1983, de Jader Barbalho, até então deputado federal. A reforma, iniciada em dezembro de 2022, ampliou o auditório, que agora conta com cerca de 200 lugares, e adicionou uma sala para reuniões de deputados e comissões.

O diretor do Departamento de Memorial da Alepa, Paulo Lourenço, destacou a preservação da história e da memória do legislativo durante a revitalização. O piso em Acapu e Pau Amarelo e o teto em mogno foram conservados, e o rol dos 44 constituintes será exibido na entrada do auditório.

A arquiteta Sônia Soares, diretora administrativa do Legislativo Estadual e responsável pelas obras, buscou unir conforto, funcionalidade e preservação histórica no projeto. O forro de madeira artesanal e o piso amadeirado foram mantidos, assim como a iluminação intimista.

O Legislativo paraense teve início no Convento dos Mercedários e passou por diversos locais antes de se estabelecer no Palácio Cabanagem. O auditório João Batista foi inaugurado em 1970 e sediou eventos históricos, como a promulgação da Constituinte Paraense. O nome João Batista homenageia o único deputado assassinado no Brasil após a ditadura militar, símbolo da democracia e da luta pelo povo amazônico.

Com informações da ALEPA.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »