Evento no Dia dos Povos Indígenas promove integração cultural em Ourilândia do Norte
Iniciativa promovida pelo Programa de Iniciação Desportiva (PID) fez sucesso no município paraense nesta quarta-feira; alunos e responsáveis puderam conhecer de perto a cultura dos nativos com oficinas, exposição e até pintura corporal.
Ir além da promoção da saúde e do bem-estar através da prática esportiva. Esse é um dos preceitos do Programa de Iniciação Desportiva (PID), que está em atividade Ourilândia do Norte, no Pará. Para isso, o projeto, que tem realização do Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC) e patrocínio Vale, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, aproveitou a comemoração do Dia dos Povos Indígenas para realizar sua primeira ação cultural comunitária. Com uma exposição de utensílios típicos e oficinas, inclusive de pintura corporal, recebeu centenas de pessoas no Ginásio Elias Sefer e mostrou que a integração cultural é uma realidade e muito positiva para ambos os lados.
“Hoje comemoramos o nosso dia, 19 de abril, né? Junto com toda a equipe e o pessoal do projeto, mostrando um pouco do que representa a nossa cultura. Estamos animados e por isso que viemos aqui fazer essa apresentação para os alunos e para todo mundo que veio até aqui”, disse o cacique Bepre re Kayapo, da etnia Kayapo.
Além da exposição e oficinas, as indígenas fizeram uma apresentação de danças típicas, ensinando alunos do PID alguns movimentos básicos. Atitude simples, que cativou ainda mais as crianças. “Fiquei muito feliz de estar aqui, comemorando o Dia dos Povos Indígenas, com as exposições, a dança, o mural e as pinturas. Foi tudo muito legal”, resumiu Maria Heloísa, de 9 anos, aluna de futsal no PID.
Parceira do IDEC na realização do PID, a Prefeitura de Ourilândia do Norte marcou presença e comemorou o sucesso do primeiro evento esportivo-cultural do projeto. “Hoje tivemos uma integração de culturas impressionante, e muito bonita de se ver, no evento promovido pelo IDEC e pela Prefeitura de Ourilândia do Norte. Exposição, pintura corporal e prática esportiva aberta a todos, indígenas e não indígenas. Prezamos muito esse bom relacionamento em nosso município e ficamos muito felizes com o sucesso do evento”, finalizou Gerson dos Santos Sousa, diretor da secretaria municipal de esporte. O Programa de Iniciação Desportiva (PID) oferece gratuitamente aulas de basquete, vôlei, futsal e handebol para mais de 200 crianças e adolescente, de 8 a 16 anos, atendimento psicológico e acompanhamento social, além das atividades de ginástica para adultos. As atividades são realizadas no contra turno escolar, no Ginásio Elias Sefer, em Ourilândia do Norte, município de mais de 30 mil habitantes, que fica a mais de 900 quilômetros da capital Belém.