Brasil

Presidente Lula assina acordo bilionário com Emirados Árabes Unidos durante visita a Abu Dhabi

Anúncio foi feito em viagem do presidente Lula ao país árabe

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, concluiu sua viagem oficial à Ásia com uma parada na capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi. Lula foi recebido pelo xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, em seu palácio, em uma cerimônia repleta de protocolos tradicionais, incluindo hinos, bandas e militares com espadas.

As delegações brasileira e dos Emirados Árabes Unidos mantiveram uma breve conversa antes de se dirigirem ao jantar, provavelmente devido ao período do Ramadan, no qual os muçulmanos jejuam entre o nascer e o pôr do sol.

A visita teve como objetivo principal fortalecer a relação política com o influente líder dos Emirados Árabes Unidos e promover os interesses econômicos dos dois países. Durante a visita, um acordo bilionário foi anunciado, envolvendo um investimento de R$ 12 bilhões na Bahia.

O governador da Bahia, Jeronimo Rodrigues, comemorou a assinatura do termo de compromisso para investimento na produção de diesel verde a partir da carnaúba e do dendê. Rodrigues assinou o memorando de entendimento entre o estado da Bahia e o fundo financeiro de Abu Dhabi, Mubadala Capital, controlador da refinaria de Mataripe, privatizada em 2021. O fundo comprometeu-se a investir R$ 12 bilhões, em 10 anos, na construção de uma fábrica de diesel verde e de querosene de aviação sustentável.

No entanto, apesar da importância do acordo, críticos apontam que o meio ambiente foi deixado de lado. Esperava-se um gesto mais concreto em relação à Amazônia durante a visita de Lula, mas nada foi anunciado. Os Emirados Árabes Unidos, um país dependente da riqueza gerada pelo petróleo, sediarão uma conferência sobre o clima no final do ano.

Antes de retornar ao Brasil, Lula visitará uma mesquita em Abu Dhabi neste domingo (16).

Com informações da Agência Brasil.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »