Pará

Operação “Curupira” mostra resultados positivos na preservação do meio ambiente no Pará

Lançada há dois meses, a operação “Curupira” é uma iniciativa conjunta do Governo do Estado, por meio das secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que tem como objetivo retirar o Pará do ranking dos estados que contribuem com a degradação ambiental na região amazônica. A ação integrada tem apresentado resultados significativos na preservação da fauna e flora.

Com três bases fixas em São Félix, Uruará e Novo Progresso, o Executivo Estadual foca na região sudoeste do estado, combatendo garimpos ilegais, extração de madeira irregular e desmatamentos. A ação é baseada no Decreto N° 2.887, que estabelece Estado de emergência ambiental em 15 municípios paraenses.

Nos 60 dias de operação, foram realizadas 43 incursões integradas, com 391 abordagens a pessoas, carros, caminhões e motocicletas. O resultado é a apreensão de 109.578 metros cúbicos de madeira, 11 armas de fogo, 153 munições, 1.028 hectares de áreas embargadas e fiscalização de 23 garimpos, com 5 embargados.

A operação também tem resultado na apreensão de maquinários e equipamentos utilizados em atividades ilegais. Foram apreendidos 5 conjuntos de máquinas do tipo peneira, 32 conjuntos de tratores/carregadeiras/escavadeiras, 10 motores bomba e 4 caminhões, além da inutilização de 29 maquinários.

Para ampliar a efetividade das ações, o Governo do Estado disponibilizou duas novas aeronaves exclusivas para a “Operação Curupira”. Esses helicópteros são fundamentais para a logística diária e para o alcance de maior efetividade nas ações realizadas pelas equipes das três bases fixas implantadas.

A “Operação Curupira” conta com a presença contínua e ações de curto, médio e longo prazo, instalando-se inicialmente em São Félix do Xingu, seguida pelas unidades de Uruará e Novo Progresso. Atualmente, mais de 150 agentes de segurança pública e demais servidores estaduais das áreas ambiental e de fiscalização atuam a partir das três bases fixas em ações que já resultaram no embargo de áreas, apreensão de materiais, prisões de pessoas e fiscalizações terrestres e aéreas.

Fonte Agência Pará.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »