Pará

Seap inicia o 1º curso de formação para novos integrantes do Cobra

Novos integrantes do Comando de Operações de Busca e Recaptura (Cobra) têm formação específica para desenvolverem as atividades operacionais

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) iniciou hoje o 1º curso de formação específico para 28 Policiais Penais que buscam integrar o efetivo do Comando de Operações de Busca e Recaptura (Cobra). 

A coordenação do curso é de responsabilidade da Escola de Administração Penitenciária (EAP), e o diretor Paulo Cunha informa que este curso é o primeiro a ser implementado com especificações referentes às atividades desenvolvidas pelo Cobra. Segundo o diretor, serão três turmas distintas que passarão pelo curso de formação e os aprovados se tornarão os integrantes do efetivo permanente do Comando de Buscas.

Cunha afirma que se trata de um curso operacional, portanto que haverá avaliações constantes, e só vão formar aqueles policiais que efetivamente passarem por todas as disciplinas, como exige um curso operacional de elite.

“Serão 21 dias no regime de internato, portanto a formação é integral, focada na busca e recaptura, mas sem perder a essência que é o trabalho do policial penal, voltado para manter as Pessoas Privadas de Liberdade dentro da nossa legislação, da melhor técnica, da melhor prática com respeito aos Direitos Humanos, mas sendo um grupo operacional de elite”, explicou o diretor Paulo.

A aula inaugural teve início com as disciplinas de Ética e Relações Interpessoais e Fundamentos Jurídicos de Responsabilização Criminal. As disciplinas de Direitos Humanos Aplicados à Atividade Policial; Inteligência Aplicada ao Sistema Penitenciário; Uso Legal e Progressivo da Força, também fazem parte do curso. Os alunos terão ainda aulas práticas de Defesa Pessoal, Algemação e Tonfa; Gerenciamento de Crises; Armamento, Munição e Tiro Defensivo; Busca e Recaptura e Patrulhamento Urbano; Prática de Operações em Área de Selva, entre outras.

Qualidade – Representando o Secretário Marco Antonio Sirotheau Correa Rodrigues, titular da Seap, na aula inaugural, o Secretário Adjunto de Gestão Operacional (SAGO), Ringo Alex, ressaltou que o curso tem como finalidade dar legitimidade para as ações que os policiais estarão cumprindo nas ruas, obedecendo e atendendo às determinações judiciais. Ringo acrescenta que o secretário tem trabalhado muito e dado todo o apoio necessário à manualização das ações das tropas especializadas, no sentido de melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade paraense.

“O curso é voltado para servidores de carreira, que entraram nos primeiros concursos da Seap, até porque precisam ter passado pelo estágio probatório, ter o preparo necessário, pois farão atividades fora do ambiente carcerário, que é a atividade fim do Cobra. O trabalho deles estará presente nas ruas do estado do Pará, cumprindo com as decisões judiciais em busca daquelas pessoas que estão em conflito com as decisões judiciais, foragidos do sistema penitenciário, evadidos de justiça e principalmente aqueles que quebram as medidas cautelares impostas pelo juízo”, afirmou Ringo Alex.

O policial penal Carleio Macedo, da Central Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME) do município de Paragominas, veio para Belém com o objetivo de integrar o Cobra. No primeiro dia de aula, avaliou positivamente as disciplinas ministradas. “Estou me empenhando ao máximo para assimilar um pouco desse conhecimento. Está muito bom o curso”.

Com 15 anos de atuação na área da Segurança Pública, Cristina Carvalho está há três anos como policial penal da Seap e ressalta que participar do curso era um anseio antigo. Ela destaca ser um momento único por ser um novo grupo que contribuirá significativamente para a emancipação tática da Secretaria.

“No momento que formamos outro grupo para que a Seap tenha autonomia nas suas operações, é algo muito gratificante. Ao mesmo tempo em que a gente vê a secretaria crescendo cada dia mais, e agora já podemos dizer que contamos com dois grupos operacionais. Eu venho da Segup e fico feliz com esse avanço rápido que tem ocorrido com a Seap”, concluiu a servidora.

Fonte Agência Pará.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »