Governo do Pará investe em terminais hidroviários modernos para garantir segurança de passageiros
A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) tem realizado importantes investimentos em obras de construção e reconstrução de terminais hidroviários em vários municípios paraenses, visando oferecer mais segurança e conforto aos passageiros que utilizam esses serviços.
Atualmente, são 16 obras em andamento em municípios de diversas regiões do Estado, e para garantir a segurança dos usuários durante os processos de embarque e desembarque, a CPH tem investido em conjuntos navais modernos, de acordo com as normas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão que regulamenta portos de todo o Brasil.
Os conjuntos navais construídos nas infraestruturas portuárias públicas do Pará possuem rampas metálicas e flutuantes amplos e cobertos para proteção dos usuários em meio à chuva ou demais eventos climáticos, além de sistemas de articulação para sustentação e movimentação da rampa, conforme mudança do nível do rio, proporcionando acessibilidade dos passageiros, mais conforto e reduzindo o risco de acidentes.
Além disso, esses terminais contam com iluminação, sinalização de segurança e dispositivos de combate a incêndio, garantindo a segurança de todos que utilizam esses serviços.
Para a engenheira naval e diretora de gestão portuária da CPH, Vanessa Matos, responsável pelo gerenciamento e fiscalização de obras e projetos dos terminais hidroviários de passageiros, a preocupação com a segurança e conforto dos passageiros é uma das principais prioridades da empresa.
“Nós estamos investindo em tecnologia e modernização dos terminais hidroviários para que os passageiros possam ter uma experiência cada vez melhor e mais segura durante o uso desses serviços”, afirma Matos.
De acordo com o engenheiro civil Márcio Tavares, presidente da CPH, todos os projetos executados pela Companhia cumprem as principais normas vigentes para garantir a segurança e o conforto dos passageiros.
“Atualmente possuímos obras em andamento em diversas regiões do estado. São cerca de R$ 70 milhões investidos na modernização e ampliação da infraestrutura hidroviária paraense”, concluiu Márcio Tavares.