Brasil

No Maranhão, Lula e Jader Filho garantem ajuda à população

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Cidades, Jader Filho, visitaram neste domingo 09.04.2023 as áreas atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias no Maranhão. Acompanhado de alguns ministros e autoridades locais, o presidente sobrevoou a região de Trizidela do Vale para verificar a real situação da população e montar planos para auxiliar as mais de 30 mil famílias afetadas pela chuva.

Após o sobrevoo, Lula falou com a imprensa no aeroporto de Bacabal (MA), ressaltando o esforço do governo federal em atender o mais rápido possível as vítimas das enchentes. O presidente destacou ainda que não poderia viajar para outro país sem visitar os estados brasileiros que estão com problemas de enchentes.

Lula afirmou que entende o que as famílias estão passando e disse que sua ida ao Maranhão era uma “visita de conforto”. Ele ressaltou que não será possível “construir as novas casas nos mesmos lugares” afetados pelas enchentes, e que os novos projetos de residência para a população serão feitos em outros locais.

O governo do Maranhão já decretou situação de emergência em 64 municípios do estado, e segundo informações do Corpo de Bombeiros, cerca de 35.900 famílias foram afetadas pela elevação das águas. Ao menos 7,7 mil pessoas estão desabrigadas e seis mortes foram registradas por causa das fortes chuvas que não param desde março.

Lula finalizou sua visita dizendo que era obrigação “moral, política e ética” cuidar das pessoas afetadas pelas enchentes. Além de sobrevoar as áreas, o presidente entrou em um dos alojamentos que receberam as vítimas em Bacabal. A junção entre governo federal, estadual e municipais é obrigatória para solucionar a situação de emergência enfrentada pelo Maranhão, segundo Lula.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »