Pará

Parque Estadual do Utinga é uma ótima opção de lazer e recreação em Belém durante o feriado de Semana Santa

Unidade de Conversação possui diversos atrativos para quem prefere atividades físicas, passeios em família e investe até mesmo em aventuras

Para aqueles que decidirem ficar em Belém durante o feriado prolongado de Semana Santa, uma ótima opção de lazer e contato com a natureza é o Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna”. Gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), o espaço conta com inúmeros atrativos para os amantes das atividades físicas, passeios em família e aventuras.

Logo na entrada, uma grandiosa samaumeira chamada de “Pávula” dá as boas-vindas aos visitantes. Em seguida, o Centro de Acolhimento em formato de uma oca indígena é o ponto de encontro para apreciar o espelho d’água que cerca todo o local, com diferentes espécies da fauna e da flora amazônica.

A pista principal do parque possui quatro quilômetros de extensão e é perfeita para quem pratica caminhadas, passeios ciclísticos e corridas, além de proporcionar a contemplação de cenários naturais ao longo do seu percurso. A trilha ecológica da Mariana, com extensão de 807 metros e tempo estimado de 20 minutos, é a única que segue com seu acesso liberado para pessoas a partir dos 12 anos, tendo diversos obstáculos naturais e um lago de água cristalina.

Ellivelton Carvalho, titular da Gerência Administrativa da Região Metropolitana de Belém (GRB), ressalta que as excursões pela trilha ecológica devem ser guiadas por condutores devidamente habilitados pelo Instituto, para garantir a segurança dos visitantes e explicar a diversidade de espécies da fauna e da flora existentes na UC.

Além das trilhas ecológicas, o parque oferece uma série de aventuras aos visitantes, como arvorismo, tirolesa, boia cross, rapel e o tradicional passeio de bike.

Thiago Valente, presidente em exercício do Ideflor-Bio, reforça o convite para que a população possa visitar o espaço e desfrutar dessa imersão na floresta amazônica, sem precisar sair de Belém. “Definitivamente, este é um espaço privilegiado para congregar com familiares e amigos enquanto vive-se uma experiência qualificada em uma pequena amostra da flora e fauna amazônica”, destaca.

Vale lembrar que algumas trilhas estão temporariamente interditadas, sendo elas a Yuna, Água Preta, Patauá, Castanheira, Macaco, Capivara, Acapú, Bolonha, Amapá e Paxiúba. A medida entrou em vigor no dia 1º de fevereiro, e se faz necessária para garantir a segurança dos frequentadores no período do “inverno amazônico” a fim de evitar possíveis acidentes durante as visitações.

A Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna” fica localizada na Av. João Paulo II, S/N, bairro do Curió-Utinga, em Belém, e funciona de quarta à segunda-feira, das 6h às 17h. Nas terças-feiras, o espaço fica fechado para manutenção. É importante ressaltar que é fundamental respeitar as regras do parque, como não jogar lixo no chão, não alimentar os animais, não fazer fogueiras e seguir as orientações dos condutores habilitados nas trilhas. Com todas essas opções de lazer e aventura em meio à natureza, o Parque Estadual do Utinga é uma excelente alternativa para aproveitar o feriado prolongado em Belém.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »