Prefeitura de Belém e ONU Mulheres realizam ação de cuidado e assistência às mulheres na ilha de Cotijuba
A Prefeitura de Belém, em parceria com a ONU Mulheres, realizou na manhã desta terça-feira, 30, a ação “Cuidando das Manas nas Ilhas”, na ilha de Cotijuba, que pertence à cidade. A iniciativa ocorreu por meio do projeto Ver-o-Cuidado, em alusão ao mês das mulheres, com o objetivo de oferecer diversos serviços para a população, na sede do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB).
A programação contou com serviços como aferição de pressão e glicose, orientação jurídica, aplicação de diversas vacinas, oficina de turbantes, cadastramento no CadÚnico e no Bora Belém. Além disso, a população teve acesso à orientação sobre câncer de mama, câncer de colo do útero e saúde da mulher, distribuição de preservativos e orientação para atendimento a mulheres em situação de violência, além de um café da manhã de acolhida para as moradoras locais.
A ação contou com a participação de diversos órgãos da Prefeitura e ONU Mulheres. Vanessa Sampaio, gerente da área de empoderamento econômico da ONU Mulheres, destacou a importância da iniciativa: “A gente atua para que as mulheres tenham voz e espaço, para que todas participem de tomadas de decisões. Ver essa política, que é pioneira em Belém e que tem uma temática tão inovadora, é realmente um sonho. Isso é ver um sonho se materializando”.
O projeto Ver-o-Cuidado é uma parceria entre ONU Mulheres, Prefeitura de Belém e Fundação Papa João XIII (Funpapa), financiado pela Open Society Foundations, que tem como objetivo principal estabelecer um projeto-piloto de um sistema municipal de cuidados em Belém. Para Sandra Valente, diretora-geral da Funpapa, o projeto e ação ressaltam a importância do cuidado com as mulheres e a sua valorização.
A moradora da ilha, Marluce Pinheiro, que mora há 10 anos em Cotijuba, destacou a importância da ação para a comunidade local: “Eu fico muito grata pela Prefeitura ter trazido os serviços para Cotijuba, pois a demanda é grande e estou muito feliz por toda a acolhida”.
Com o sucesso da primeira ação, a Prefeitura de Belém realizará outras programações do projeto ao longo do ano, levando o debate e políticas públicas para todas as mulheres de Belém. A iniciativa foi uma forma de levar assistência e cuidado para as mulheres da ilha, que são as responsáveis pelo sustento de suas famílias e que, muitas vezes, acabam sendo invisibilizadas. A parceria entre a Prefeitura de Belém, ONU Mulheres e Fundação Papa João XIII é um importante passo na busca pela valorização e proteção das mulheres em todo o mundo.
Com informações da Agência Belém.