Ananindeua

Prefeitura de Ananindeua lança programa pioneiro de implantes dentários na Região Norte do Brasil

Neste sábado 01.04.2023, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), lança um programa inovador na Região Norte do Brasil, o “Implante Um Sorriso”. O programa tem como objetivo fornecer implantes dentários gratuitos aos pacientes atendidos na Atenção Primária de Ananindeua, utilizando tecnologia moderna e planejamento digital do sorriso. A cerimônia de lançamento acontecerá às 8h, na Unidade de Saúde Paulo Frota, localizada na Cidade Nova II, próximo à Praça da Bíblia.

Francisco Pereira, 54 anos, é o paciente modelo do novo programa. Emocionado, ele agradeceu o recurso oferecido pela Prefeitura, que lhe permitirá resolver o caso de seu dente e ter um sorriso diferente. Outra paciente modelo é Joeli Ribeiro, 23 anos, que perdeu os dentes aos 14 anos e agora terá sua autoestima e sorriso restaurados graças à iniciativa.

O Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, explicou que o projeto visa promover a inclusão social e é o primeiro Programa Público Municipal da Região Norte do Brasil que oferta implantes dentários via SUS. A Secretária de Saúde, Dayane Lima, ressaltou a importância da iniciativa, tendo em vista que o Brasil é um país com alto índice de desdentados, e Ananindeua não foge à regra.

Os implantes dentários são realizados com parafusos de titânio, material nobre e biocompatível, que substituem a raiz do dente. O Cirurgião-dentista Implantodontista, Marcelo Paraguassú, explica que os pacientes selecionados para o programa devem ter saúde bucal adequada, sem problemas gengivais, tártaro ou cárie, e apresentar perda de um a três dentes.

O programa trabalhará com Tecnologia Digital, utilizando um escaneamento intra-oral 3D para o planejamento do tratamento e simulação dos resultados. Para participar, os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e realizar uma consulta inicial com o dentista. A rede básica do município conta atualmente com 65 cirurgiões dentistas responsáveis pelo cuidado básico com a saúde bucal dos usuários.

A coordenadora de Saúde Bucal, Neila Chaves, explica que o fluxo dos pacientes atendidos para receber o implante inicia na atenção básica de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde pelos cirurgiões dentistas clínicos. Após a triagem e avaliação, os pacientes são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde são novamente avaliados para a realização do implante.

Critério para participar:

•​Pacientes a partir de 19 anos;

•​Pacientes com perda dentária parcial, unitária ou múltipla;

•​Pacientes residentes de Ananindeua;

•​Pacientes cadastrados na UBS;

•Pacientes com estrutura óssea adequada (quantidade e qualidade óssea suficiente para instalação dos implantes)

Com informações da Prefeitura de Ananindeua.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »