Operação Curupira combate crimes ambientais em Novo Progresso
O Governo do Estado do Pará, por meio das secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), vem intensificando a Operação Curupira para combater crimes ambientais em três bases fixas no estado. A terceira base permanente, instalada no município de Novo Progresso, completou 15 dias de ações ostensivas na região nesta segunda-feira (27).
A operação conta com mais de 85 servidores, entre técnicos da Semas e agentes de segurança pública, que já realizaram diversas apreensões e embargos na região. Entre os resultados obtidos estão 11 apreensões, sete intimações, oito termos de embargo, oito maquinários inutilizados, nove auto de infração, duas escavadeiras apreendidas, além de 20 garimpos desarticulados e 22 áreas desmatadas identificadas.
Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o sucesso da operação se deve ao trabalho conjunto dos setores de inteligência e dos agentes de segurança em campo. Ele ressaltou que a operação vem obtendo resultados positivos em Novo Progresso e fortalecendo ainda mais o enfrentamento aos crimes ambientais no estado.
A Operação Curupira conta com outras duas bases fixas, uma instalada no município de São Félix do Xingu e outra na cidade de Uruará. Além disso, a operação realiza fiscalização e rondas diuturnamente, tanto por terra quanto pelo ar, com o apoio de uma aeronave que desloca para auxiliar nas ações de prevenção e combate aos crimes ambientais no Pará.
Participam da operação as polícias Civil e Militar, Polícia Científica do Estado, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Segup, é responsável pelo apoio logístico e aéreo em todas as bases correspondentes à operação.
A Operação Curupira é uma importante iniciativa do governo do Pará para combater crimes ambientais, especialmente o desmatamento ilegal e a degradação do meio ambiente. Com a atuação intensificada da operação em Novo Progresso e outras regiões do estado, espera-se que haja uma redução significativa desses crimes, garantindo a preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida da população paraense.
Com informações da Agência Pará.