Secretaria de Saúde de Ananindeua e Conselho Municipal de Saúde realizam a 15ª Conferência Municipal de Saúde
Na sexta-feira 24.03.2023, a Secretaria de Saúde de Ananindeua em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde realizaram a 15ª Conferência Municipal de Saúde no Auditório da Unama Br. O objetivo do evento foi discutir e aprimorar o modelo de atenção à saúde, propondo diretrizes para os próximos anos.
Durante a conferência, os participantes debateram as temáticas propostas pela 17ª Conferência Nacional de Saúde, que incluíam “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todos, todas e todes”. Ao final das discussões, foi formulado um Relatório Final da Etapa Municipal, com as diretrizes do Plano Plurianual.
De acordo com a Lei nº 8.142/90, todos os usuários da rede pública, trabalhadores, gestores, prestadores, bem como todos os demais movimentos e instituições da sociedade podem participar da conferência. A participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental para que sejam discutidas melhorias no serviço de saúde e sejam propostas mudanças e avanços dentro do sistema.
Na conferência de saúde de Ananindeua, foram discutidas propostas entre os participantes, divididos em grupos, que trabalharam suas propostas nos eixos enviados pelo conselho nacional para todos os municípios. As propostas incluíam garantia das políticas e direitos já conquistados, aumento de verbas específicas para as áreas vulneráveis, fiscalização da gestão municipal no âmbito da saúde e propostas para todos, sem distinção de raças, cor ou etnia.
A etapa nacional, que será a 17ª Conferência Nacional de Saúde, ocorrerá em Brasília, de 2 a 5 de julho de 2023, onde o Relatório Nacional Consolidado, elaborado pela Comissão de Relatoria, com base nos Relatórios das Conferências Estaduais, será analisado e votado.
A conferência municipal de saúde é um importante momento para que a sociedade possa discutir e avaliar a situação de saúde do município e propor mudanças e avanços dentro do sistema. A participação de todos os segmentos da sociedade é essencial para que sejam garantidos direitos e defendido o SUS, a vida e a democracia.
Fonte: Prefeitura de Ananindeua.