China anuncia fim do embargo e retoma compras de carne bovina do Brasil
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou à TV Globo que a China retomará as compras de carne bovina do Brasil, após o embargo iniciado em fevereiro deste ano, quando um caso atípico de mal da vaca louca foi confirmado no sudeste do Pará. O país asiático é o principal destino da carne bovina brasileira, responsável por 60% do total de embarques para o exterior.
A expectativa do mercado era de que o embargo fosse derrubado ainda em março, o que se concretizou com o anúncio do ministro. O Brasil determinou o autoembargo dos envios para o mercado chinês, seguindo as regras do acordo comercial entre os dois países, após a confirmação do caso de mal da vaca louca.
A retomada das exportações da carne bovina para a China é uma ótima notícia para o setor, que sofreu com a perda de um importante mercado. O Brasil é um dos maiores produtores de carne bovina do mundo e a retomada das vendas para a China pode impulsionar a economia do país.
A notícia também é positiva para a China, que é um grande importador de carne bovina e vinha enfrentando problemas de abastecimento. Com a retomada das compras do Brasil, o país asiático garante o fornecimento de uma importante proteína para o seu mercado interno.
Ainda não há informações sobre a data exata em que as exportações serão retomadas, mas a expectativa é de que isso ocorra em breve. A notícia deve trazer alívio para os produtores de carne bovina do Brasil e para os exportadores que estavam com suas operações comprometidas devido ao embargo da China.
O setor de agronegócio é um dos pilares da economia brasileira e a retomada das exportações de carne bovina para a China pode contribuir para a recuperação econômica do país após os impactos causados pela pandemia da COVID-19.