Audiência Pública para o Novo Sistema Integrado do BRT Metropolitano
População pode contribuir com sugestões e participar da audiência pública até 31 de março, visando melhorar a mobilidade na região.
Até 31 de março, está aberta a Consulta Pública para subsidiar o novo Sistema Integrado de Transporte Público da Região Metropolitana de Belém (SIT/Metropolitano). A população pode contribuir para o funcionamento do novo serviço, que será implantado pelo Governo do Pará, integrando os municípios de Ananindeua, Marituba e Benevides a Belém. O objetivo é aumentar a quantidade de ônibus, reduzir o tempo de viagem e melhorar a qualidade do serviço.
A população pode enviar sugestões, esclarecimentos, perguntas e contribuições por meio do portal da Consulta Pública, disponível desde 9 de fevereiro no site do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). Haverá também uma audiência pública no dia 23 de março no auditório do Igeprev, em Belém, aberta à população e transmitida pela internet.
Após o encerramento da Consulta Pública e da Audiência Pública, serão analisadas as contribuições coletadas e divulgado um Relatório Técnico Conclusivo. Todas as contribuições vão subsidiar a definição e especificações do Edital de Licitação e seus anexos para as empresas interessadas na prestação do serviço de transporte.
O novo Sistema Integrado de Transporte Metropolitano permitirá a melhoria da oferta de transporte nos bairros dos municípios de Ananindeua, Marituba e Benevides, sem aumentar o número de ônibus no centro de Belém, reduzindo o tempo de viagem e permitindo o pagamento de apenas uma passagem. Isso melhorará as condições de mobilidade na Região Metropolitana de Belém.
O sistema contará com três linhas troncais saindo de cada terminal e percorrendo a BR-316 e a Almirante Barroso, nas faixas exclusivas, sem enfrentar congestionamento. Além disso, os usuários do Sistema Integrado poderão utilizar linhas alimentadoras que se dirigem até um dos terminais de integração, localizados na Rodovia BR-316, sendo um em Ananindeua (KM 6,5) e outro em Marituba (KM 10,7). No terminal, sem pagar outra passagem, o usuário pode trocar para uma das três linhas troncais, que irão operar com ônibus Troncal até o centro de Belém ou São Brás.
Com informações da Agência Pará.