Belém

Primeiro dia de curso de programação para estudantes de Belém foca no raciocínio lógico

O projeto Oficina do Futuro, da Prefeitura de Belém, deu início ao curso de formação em linguagem de programação para 120 estudantes da rede pública municipal de ensino no último sábado, 18. As aulas acontecem nos laboratórios de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e têm como objetivo ensinar habilidades em programação e raciocínio lógico aos jovens.

Vitor Hugo Simões, 14 anos, aluno da Escola Municipal Nestor Nonato de Lima, no bairro Condor, está animado com o curso e pretende não faltar a nenhuma aula. “Minha expectativa é aprender a linguagem Python, aprender a mexer nos computadores e ser um aluno exemplar”, disse Vitor Hugo.

Ândreas Teles, 14 anos, aluna da Escola Municipal Rotary, também no bairro Condor, acredita que aprender programação é uma forma de ganhar experiência e oportunidades para sua vida.

Os alunos do curso foram apresentados ao raciocínio lógico no primeiro dia de aula, resolvendo problemas cotidianos e aplicando-os à lógica de programação. Jonatas Paulino, doutorando de Pós-Graduação de Engenharia Elétrica em Computação Aplicada da Universidade Federal do Pará (UFPA) e professor do curso, explica que o raciocínio lógico é fundamental para a resolução de problemas e para a programação.

O IFPA disponibiliza laboratórios e alunos da instituição para auxiliar os professores da UFPA durante as aulas. O curso tem previsão de 40 horas, sempre aos sábados, com seis turmas de 20 alunos cada, divididas entre os turnos da manhã e tarde.

O projeto Oficina do Futuro faz parte do programa Belém Inteligente, Metrópole Amazônica da Inovação, uma iniciativa da Prefeitura de Belém voltada ao desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a gestão de serviços e ações sociais do município. Coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Segep), o programa é focado em três eixos: Gestão Inovadora; Economia Inovadora e Criativa; e Territórios Verdes.

Para a realização da Oficina do Futuro, a Prefeitura conta com as parcerias do IFPA, Secretaria de Educação (Semec), Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade da Amazônia (Unama).

Com informações da Agência Belém.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »