Ananindeua

Prefeitura de Ananindeua instala apenas 17 dos 200 abrigos prometidos em pontos de ônibus

Atraso na instalação dos novos abrigos gera desconforto aos usuários do transporte público

A prefeitura anunciou recentemente a instalação de 200 novos abrigos em pontos de ônibus pela cidade, com o objetivo de melhorar a infraestrutura e proporcionar maior conforto aos usuários do transporte público. No entanto, até o momento, apenas 17 desses abrigos foram efetivamente instalados.

Os abrigos já instalados estão distribuídos em diferentes áreas da cidade: cinco na SN 03, na Cidade Nova; um na avenida Três Corações, bairro do Coqueiro; sete na avenida Cláudio Sanders, bairro Centro e quatro na Rua 2 de Junho, em Águas Brancas.

A prefeitura estabeleceu um prazo de um ano para a conclusão da implantação de todos os abrigos. Apesar disso, os atrasos na instalação já geram insatisfação entre os usuários do transporte público, que continuam enfrentando longos períodos de espera expostos às intempéries.

Os novos abrigos são fabricados em aço inoxidável e placas feitas de policarbonato compacto, materiais anticorrosivos que garantem maior durabilidade e resistência às adversidades climáticas. Além disso, a estrutura moderna e funcional proporciona maior conforto e proteção aos passageiros enquanto aguardam os ônibus.

Os usuários do transporte público esperam que a prefeitura cumpra sua promessa o mais breve possível, proporcionando mais conforto e comodidade nos pontos de ônibus e melhorando, assim, a experiência no uso do transporte coletivo.

Para que a prefeitura de Ananindeua e o Semutran consigam cumprir a entrega das 187 unidades de pontos de ônibus que ainda precisam ser instaladas, é necessário que sejam instaladas no mínimo 20 paradas por mês, até dezembro de 2023.

Nota da prefeitura de Ananindeua na íntegra.

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito ( SEMUTRAN) esclarece que a Portaria criada (e publicada no DOA 3940- 12/09/2022) para regulamentar todo o processo licitatório de contratação de empresa para tal finalidade, prevê um registro de preço compatível no mercado à confecção e instalação de até 200 unidades de abrigos (50 unidades do tamanho menor e 150 do tamanho maior).

Esse processo de modernização é gradativo, pois depende de melhorias urbanas a nível técnico levantado pelo órgão. De acordo com estudo técnico, os novos abrigos precisam de calçadas com medidas apropriadas para a devida instalação. Por esse motivo, vias ou praças que estão recebendo melhorias por parte da Sesan, têm prioridade. Mas isso só pode ocorrer quando as referentes obras forem concluídas. Ou seja, o cronograma da semutran depende também de outros cronogramas. Por isso o caráter gradativo de confecção e instalação dos abrigos.
Contudo, já podemos adiantar que mais 11 instalações estão sendo PREVISTAS, elas são:
– 4 pontos na Av. Milton Taveira; 5 pontos na Av. Três Corações; e 2 pontos na Rod. dos Trabalhadores.

Atualizada dia 20.03.2023 às 15h12.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »