Pará

Seac oferece apoio a famílias atingidas por incêndio no bairro do Guamá, em Belém

UsiPaz Guamá servirá de abrigo a moradores atingidos. Seac e demais órgãos de órgãos estarão articulados para mitigar os efeitos do sinistro na vida das vítimas.

A Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) mobilizou equipes neste domingo (19) para prestar assistência às famílias afetadas por um incêndio que atingiu pelo menos cinco residências no bairro do Guamá, em Belém. O incêndio ocorreu na noite de sábado (18), na Travessa São Cristóvão, próximo à Passagem Albir Miranda.

A Usina da Paz Guamá, uma iniciativa da Seac, servirá de abrigo temporário para os moradores desabrigados. Igor Normando, secretário de articulação da cidadania, afirmou que a UsiPaz Guamá estará à disposição das famílias afetadas, oferecendo auxílio na emissão de documentos, cestas básicas e inscrição no programa Sua Casa, coordenado pela Cohab.

“Infelizmente ocorreu esse incêndio no bairro do Guamá e, assim que fiquei sabendo, enviei servidores da Secretaria de Cidadania para que pudessem prestar todo tipo de assistência às famílias. Hoje (19) de manhã a Usina da Paz já vai estar à disposição dessas famílias, vamos realizar também todo tipo de auxílio”, informou Normando.

Além do apoio da Seac, outros órgãos estaduais e parceiros estão sendo mobilizados para reforçar a assistência às famílias atingidas. Ainda nesta semana, as vítimas do incêndio serão inscritas no projeto “Banco de Alimentos”, uma iniciativa das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa) em parceria com a Seac, que busca garantir o acesso a alimentos para as famílias em situação de vulnerabilidade.

A rápida resposta da Seac e demais órgãos envolvidos demonstra o compromisso do poder público em auxiliar a população afetada e mitigar os impactos deste sinistro na vida das vítimas.

Em nota, a COHAB informou que, neste domingo (19/03/2023), realizou o primeiro encontro com as famílias afetadas pelo recente incêndio, a fim de orientá-las sobre o programa habitacional “Sua Casa”. A COHAB aguarda a apresentação da documentação necessária pelos moradores, que será submetida à análise do cadastro socioeconômico para verificar se eles atendem aos critérios exigidos pelo programa. Os beneficiários selecionados receberão auxílio financeiro para aquisição de materiais de construção e contratação de mão de obra, podendo o valor chegar a R$ 21 mil.

Entramos em contato com a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) para obter informações sobre o número de famílias e o total de pessoas abrigadas na Usina da Paz Guamá após o incêndio no bairro do Guamá, em Belém.

Com informações da Agência Pará.

Atualizada as dia 19.03.2023 às 19h13.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »