Adepará inicia fiscalização de vendas de pescado para garantir abastecimento na Semana Santa
Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) iniciaram uma operação de fiscalização das vendas de pescado na madrugada desta sexta-feira, 17, na Pedra do Peixe no Complexo do Ver-o-Peso. O objetivo é garantir o abastecimento do mercado interno durante a Semana Santa e assegurar a qualidade do produto que chega ao consumidor.
Durante a ação, os fiscais orientaram os trabalhadores sobre a guia de trânsito animal, conservação adequada em gelo e baú frigorífico, higienização dos veículos e armazenamento do peixe. O fiscal estadual agropecuário da Adepará e Médico Veterinário Elton Tóda destacou a importância do trabalho em parceria com as demais instituições. “Esse trabalho em conjunto é muito importante para garantir que o consumidor tenha acesso ao pescado durante a Semana Santa e que esse produto seja de qualidade seguindo todos os critérios higiênico-sanitário e, comercializado com preços acessíveis. Além de nos proporcionar a troca de informações com as instituições”.
A ação aconteceu em parceria com o ImetroPará, Secon, Procon e Guarda Municipal de Belém. Conforme a Adepará, o trabalho de fiscalização é fundamental para assegurar que o pescado seja de procedência regularizada, garantindo a inocuidade desse produto. A fiscalização visa promover a segurança alimentar, garantindo que a população paraense tenha acesso a alimentos inócuos e seguros.
Segundo o decreto estadual nº 2.941/2023, de 24 de março a 7 de abril, ficará proibida a saída do pescado do território paraense. Neste período, as ações de fiscalizações serão intensificadas pela Agência, principalmente nas barreiras estaduais. A Adepará também suspenderá a emissão de documentos para a movimentação de qualquer espécie de pescado in natura, fresco, resfriado, congelado, salgado para fora do Estado, exceto o pescado congelado e com selo de aprovação do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
A Adepará alerta que o consumidor deve ficar atento à procedência do pescado, observando se possui os selos de inspeção sanitária. A população pode colaborar com a fiscalização, denunciando a venda de produtos sem procedência adequada, por meio do telefone 0800 280 9888 ou do site da Adepará.
Com a operação de fiscalização, a Adepará busca garantir a segurança alimentar da população paraense durante a Semana Santa, assegurando a qualidade do pescado comercializado e evitando a comercialização de produtos irregulares.
Com informações da Agência Pará.