Pará

Primeiros 683 policiais penais nomeados tomam posse no Pará

Na terça-feira (14), o Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, empossou os primeiros 683 policiais penais aprovados e nomeados no concurso C-208, de 2022, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A nomeação ocorreu por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 1° de março. O concurso prevê a nomeação de 1.893 aprovados, que serão realizadas de forma gradativa, em duas etapas até junho de 2023.

A cerimônia aconteceu na Arena Guilherme Paraense, o “Mangueirinho”. O governador Helder Barbalho destacou a importância do fortalecimento do sistema penitenciário e a estratégia do governo do Estado em combinar ações ostensivas nas ruas com projetos sociais.

Marco Antonio Sirotheau Corrêa Rodrigues, secretário estadual de Administração Penitenciária, saudou os novos servidores e enfatizou a decisão do governo em modificar e humanizar o sistema penitenciário do estado. Sirotheau também destacou os investimentos que permitiram a construção de novas unidades penais e reformas de outras nos últimos quatro anos, ampliando o número de vagas ofertadas no Sistema Penitenciário e reduzindo a massa carcerária.

Ana Paula Santos de Lima, uma das novas policiais penais, afirmou estar realizando um sonho e agradeceu a oportunidade, destacando que todos os empossados enfrentaram muitos desafios para chegar a este dia.

Durante a cerimônia, o Governo do Pará entregou diversos equipamentos para os órgãos da Segurança Pública Estadual, incluindo armamentos, coletes balísticos, maletas para investigação criminal, veículos e equinos. O investimento total nos equipamentos é de cerca de R$ 20 milhões, provenientes do tesouro estadual e dos Fundos de Investimento Estaduais e Federais de Segurança Pública. Os equipamentos serão distribuídos entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar, para atividades e ações operacionais em todas as regiões do Estado.

Com informações da Agência Pará.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »