Belém

Belém lança projeto de capacitação em programação para estudantes da rede pública

Belém lança projeto para capacitar estudantes da rede pública em programação digital e inteligência artificial. O projeto Oficina do Futuro, da Prefeitura de Belém, visa capacitar estudantes da rede pública municipal de ensino, entre 14 e 18 anos, como desenvolvedores de programação digital em linguagem Python e inteligência artificial aplicada à visão computacional.

A primeira turma conta com 120 adolescentes jovens e o curso será ministrado por professores doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação e Telecomunicações da UFPA. A iniciativa é uma ação do programa Belém Inteligente, Metrópole Amazônica da Inovação, lançado em junho do ano passado pelo prefeito Edmilson Rodrigues e coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Segep).

A parceria com a UFPA, IFPA e Unama, garantem apoio ao projeto da Prefeitura de Belém. As aulas serão nos laboratórios do IFPA, no campus da Avenida Almirante Barroso, todos os sábados, nos turnos da manhã e tarde. A Universidade da Amazônia (Unama) aderiu à parceria e as próximas turmas, com 180 vagas, previstas para abril, utilizarão os laboratórios da instituição, na Alcindo Cacela.

O projeto tem como objetivo formar cidadãos com capacidade técnica para ter bons empregos no futuro e é uma importante ferramenta para a formação desses jovens, levando para eles o primeiro contato com tecnologia de ponta, programação e inteligência artificial. A iniciativa também tem o objetivo de trazer mais capacitação profissional para essas crianças e jovens da área da Estrada Nova.

Com informações da Agência Belém.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »