Prefeitura de Belém recebe apoio de organização internacional para desenvolver projetos para a COP-30
Com a possibilidade de Belém sediar a Conferência sobre Alterações no Clima (COP-30) criado pela Organização das Nações Unidas, a gestão municipal é procurada constantemente para articular projetos, obras e atividades preparatórias, visando à realização do evento em 2025.
Na tarde desta quinta-feira, 9, em reunião on-line entre o prefeito Edmilson Rodrigues, os secretários municipais de Gestão e Planejamento, Cláudio Puty, e de Meio Ambiente, Sérgio Brazão, com o secretário-geral da organização Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), Gino Van Benin, foi uma oportunidade para traçar ideias sustentáveis possíveis a serem implantadas na capital paraense em preparação para sediar a COP-30.
Sustentabilidade
O prefeito Edmilson Rodrigues agradeceu a oportunidade de apresentar a cidade à organização, que reúne administrações de todo o mundo, além de planejar desenvolver projetos sustentáveis na região.
“Quero agradecer o privilégio de conversar com a autoridade de uma instituição que representa uma rede tão importante de afirmação do poder local, como agentes coletivos institucionais articulados a uma esfera pública, nesse esforço de contribuir com o futuro da humanidade”, reforçou Edmilson Rodrigues.
Ele completou que “o momento é muito especial porque o Brasil está num esforço de reconstrução de compromissos com esse projeto de futuro”.
Convite
O secretário-geral do ICLEI convidou o prefeito para participar do encontro mundial da organização, que ocorrerá nos dias 11 e 13 de junho, na cidade de Bonn, na Alemanha, que reunirá chefes de estado para debaterem a agenda da COP de Dubai, dos Emirados Árabes Unidos, em 2028.
Grupo de Trabalho
O prefeito Edmilson Rodrigues informou durante a reunião que nas próximas semanas o governo federal deverá formalizar um Grupo de Trabalho com os Ministérios das áreas de interação com a pauta da COP-30, a fim de desenvolver projetos estruturantes voltados à preparação da capital paraense para sediar a Conferência do Clima.
Um GT municipal também está em formação pela Prefeitura de Belém com a finalidade de organizar a cidade para a COP-30 com as secretarias afins: Meio Ambiente, Turismo, Planejamento e Controle Interno, como informou o prefeito durante a reunião on-line.
Fonte Agência Belém.