Missão Amazônia levará atendimento médico gratuito a comunidades ribeirinhas no Pará
No dia 08 de março, cerca de 30 estudantes e oito professores de seis escolas de Medicina embarcarão no navio hospital escola Abaré para visitar comunidades ribeirinhas ao longo do rio Tapajós, na região do Pará. A iniciativa é da Inspirali, vertical de Medicina da Ânima Educação, e faz parte da segunda edição da Missão Amazônia.
Durante os dez dias de viagem, os estudantes e professores prestarão atendimentos ginecológicos, pediátricos e saúde da família a pacientes que aguardam consulta médica no Sistema Único de Saúde (SUS) nas cidades de Belterra e Aveiro. A expectativa é atender cerca de 2 mil pessoas.
Antes de iniciarem os atendimentos, os estudantes e professores passarão por momentos de formação na Universidade Federal do Oeste de Pará (UFOPA) e durante a viagem. Por meio de parcerias, a Inspirali garantiu todos os insumos médicos necessários para a realização da viagem, desde medicamentos básicos a instrumentos e equipamentos médicos que serão utilizados nas consultas.
Os estudantes selecionados já possuem histórico em ações voluntárias, estão no último ano da graduação e fazem parte das instituições: Ages (BA), UniFG ( BA), UNISUL (SC), Universidade Anhembi Morumbi (SP) e FASEH (MG).
A Missão Amazônia é uma atividade prática e de extensão universitária ao currículo da Inspirali e para 2023, já estão previstas outras três novas incursões na região. A iniciativa visa contribuir com atendimento médico de qualidade e gratuito a pessoas que aguardam por consultas na região, além de aliar ensino e prática humanizada aos estudantes. Todos os cuidados necessários para prevenção à Covid-19 serão rigorosamente respeitados durante a missão.
A Inspirali, como integrante do Ecossistema Ânima, possui o propósito de transformar o Brasil pela educação e a Missão Amazônia possui papel muito importante neste propósito. Levar saúde de qualidade ajudará a impactar os indicadores de saúde na região e dará suporte às equipes do SUS que atendem a população local.