Brasil

Documentário homenageia o trabalho dos profissionais de saúde durante a pandemia da Covid-19

O documentário “Quando Falta o Ar” retrata o trabalho e o legado dos profissionais de saúde brasileiros durante a pandemia da Covid-19. O filme, dirigido por Helena e Ana Petta, foca no dia a dia das trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial na enfermagem, e nos desafios que elas enfrentaram no início da pandemia, quando ainda não havia vacinas disponíveis. O documentário também aborda temas como desigualdade socioeconômica e regional, racismo, negligência política em relação ao vírus, organizações comunitárias e espiritualidade.

A pré-estreia do documentário foi realizada em Brasília na terça-feira (7), com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e outros representantes da pasta. Helena Petta, diretora do filme e médica infectologista, destacou a importância do SUS e acredita que o documentário pode ajudar a ressaltar essa importância para o Brasil.

O documentário também destaca os diferentes níveis de atenção da saúde no Brasil, com destaque para a Atenção Primária à Saúde (APS), que foi crucial na luta contra o vírus. O filme reconhece a importância dos agentes comunitários de saúde, equipes de saúde que atendem locais remotos, profissionais que trabalham com pessoas privadas de liberdade, enfermeiros, técnicos e auxiliares das Unidades Básicas de Saúde (UBS), responsáveis pelos primeiros atendimentos de casos leves, testagem e monitoramento.

O secretário adjunto de Atenção Primária do Ministério da Saúde (Saps/MS), Felipe Proenço, elogiou o filme por mostrar os desafios no cuidado de populações vulneráveis e valorizar os profissionais do SUS que trabalharam em condições adversas, mesmo diante das orientações científicas. A pré-estreia contou com a presença de Janja Lula, primeira-dama, dirigentes de outros ministérios e parlamentares. “Quando Falta o Ar” estreia nos cinemas brasileiros na quinta-feira (9), e espera-se que o documentário honre o trabalho dos profissionais de saúde durante a pandemia e aumente a conscientização sobre o papel vital do SUS no sistema de saúde do país.

Com informações do MS.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »