Tribunal de Contas dos Municípios do Pará realiza doação de materiais recicláveis para associação de catadores
O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, através do programa “TCM Sustentável”, realizou uma importante ação nesta sexta-feira (03), ao entregar mais de duas toneladas de materiais recicláveis para a Associação de Catadores da Coleta Seletiva de Belém (ACCSB). A doação contou com itens como papeis, papelão, isopor, móveis, plásticos, cabos e até estrutura de granito.
A ação faz parte do projeto TCM Sustentável, que tem como objetivo promover ações de responsabilidade socioambiental e fortalecer a política de sustentabilidade nos órgãos públicos, além de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem.
Para Roselino Ribeiro, representante da ACCSB, essa parceria com o Tribunal é muito importante para a associação e suas cinquenta e cinco famílias que dependem do trabalho com recicláveis. “Tudo o que coletamos de reciclável podemos transformar em renda e ajudar todas as famílias que trabalham e dependem da associação”, afirmou Ribeiro.
A servidora Kátia Pontes, responsável pelas ações de descarte de recicláveis do Núcleo de Planejamento e Transparência da Corte de Contas, explicou que essa é a primeira ação do projeto em 2023 e que terão outras ao decorrer do ano. Pontes destacou a importância da reciclagem de materiais para a preservação do meio ambiente e reforçou a necessidade da população em se conscientizar sobre a separação adequada dos resíduos.
A doação de materiais recicláveis para associações de catadores é uma iniciativa cada vez mais comum em todo o país, que contribui para a redução da quantidade de resíduos que são encaminhados para os aterros sanitários e, consequentemente, para a preservação do meio ambiente. É fundamental que órgãos públicos e a população em geral adotem práticas sustentáveis e conscientes para garantir um futuro mais sustentável e saudável para todos.
Com informações do TCM-PA.