Prefeitura de Belém apresenta projetos estruturantes em Brasília em busca de recursos do governo federal
Nesta segunda-feira, 6, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, apresentou em Brasília uma série de projetos prioritários para a cidade em busca de recursos do governo federal. Entre os projetos apresentados estão o Parque Urbano São Joaquim, o Mercado de São Brás, o Projeto Parque Verequete, projetos de ações de saúde, a ampliação e cobertura do Programa Estratégia Saúde da Família, e a preparação para Belém receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em 2025 (COP-30).
O prefeito destacou que a busca por recursos federais é fundamental para a realização das obras necessárias para a cidade, como o Parque Urbano São Joaquim, que será uma grande área verde e com rio preservado em grande extensão da cidade, atravessando e beneficiando vários bairros, como Sacramenta, Barreiro e Telégrafo. O Mercado de São Brás também é uma obra em área de grande fluxo na cidade e abrigará vários empreendimentos comerciais, preservando os feirantes locais.
A Prefeitura de Belém também apresentou o projeto do Parque Verequete, um empreendimento de cultura no bairro do Jurunas que contemplará a avenida Bernardo Sayão. Além disso, seguem bastante avançadas as obras de construção de um conjunto habitacional e comercial com 14 blocos de quatro andares, que totalizam 224 apartamentos e 44 boxes comerciais, no bairro da Condor.
Outra pauta levada para Brasília é a escolha de Belém para receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em 2025 (COP-30), caso o Brasil seja escolhido para sediar o evento. O prefeito Edmilson Rodrigues ressaltou que essa é uma oportunidade para a cidade defender os povos que vivem em Belém e ilhas e fazer com que os projetos desenvolvidos para a COP-30 deixem um legado de obras e serviços de qualidade para garantir mais dignidade à população.
O prefeito de Belém terá agenda em Brasília até quarta-feira, 8, e se reunirá com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, os ministros da Saúde, Nísia Trindade, e da Educação, Camilo Santana, o secretário de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, além de Alexandre Pacheco, presidente do Senado Federal, e Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal.
Com informações da Agência Belém.