Belém

Prefeitura de Belém lança e-book “Sabores e Saberes” e caderno pedagógico para Educação de Jovens, Adultos e Idosos

A Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec), lançou na última sexta-feira (3) os volumes I e II do e-book “Sabores e Saberes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos – Ejai, Comidas, Memórias e Afetos”. O evento, que aconteceu na Faculdade Estácio, contou com a presença da secretária municipal de Educação, professora Araceli Lemos, da diretora de Educação (Died), Jaqueline Rodrigues e da diretora adjunta da Died, Aline Rodrigues.

O material, produzido pela Coordenadoria de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Coejai), liderada pelo professor Miguel Picanço e organizado pela equipe pedagógica da Coejai: Ângela Maria Melo Pantoja, Dirceu Bibiano Duarte e Eric do Socorro Moraes Gomes, é o resultado do festival de comidas apresentado por estudantes e servidores das escolas municipais durante a I Mostra de Sabores e Saberes, sob a execução da Coejai, um dos destaques da I Festa Literária de Belém (Flibe), em setembro do ano passado.

O livro, que tem como propósito estabelecer o diálogo entre a cultura alimentar e a escolarização dos estudantes, carrega consigo histórias, afetos e memórias que foram documentadas nos volumes. Além disso, a Prefeitura lançou um caderno pedagógico para alfabetização desse público, baseado na concepção freireana de educação libertadora e transformadora. Essa iniciativa surgiu da necessidade de produzir um material que atendesse de forma qualificada ao público da Ejai, uma vez que o Ministério da Educação não produz livros didáticos específicos para este fim.

Para Miguel Picanço, coordenador da Ejai, a produção intelectual assinada nos e-books “é um momento histórico para Belém e para a Semec, garantindo a visibilidade deste público tão negligenciado e esquecido ao longo dos anos”. Para ele, “mais do que letrar, é preciso fomentar a consciência de um mundo mais igualitário e socialmente justo e inclusivo”.

Atualmente, a educação de jovens, adultos e idosos está presente em 38 escolas e atende cerca de quatro mil estudantes. A previsão para este ano é alcançar novas escolas que abracem a causa da alfabetização destinada a este público.

Com informações da Agência Belém.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »