Governo do Pará promove I Conferência para uma Amazônia que Queremos

O Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e do Painel Científico para a Amazônia (SPA), realizará a ‘I Conferência para uma Amazônia que Queremos’ a partir da próxima quarta-feira, dia 8 de março. O evento acontecerá no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, e busca promover o diálogo entre membros de diferentes setores da sociedade para discutir a agenda ambiental da região amazônica.

O evento contará com a participação de autoridades convidadas como o Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil (MMA), o Presidente do Conselho do Instituto Arapyaú, os Co-presidentes do SPA, o diretor do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e demais autoridades do Governo Federal, além de reitores e diretores de universidades e instituições de pesquisa que atuam no Pará, no Brasil e no exterior.

Durante o evento, serão discutidos temas como a proteção da biodiversidade da Amazônia e o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região, além de receber sugestões de temas prioritários e ações que o Painel Científico para a Amazônia deveria considerar na construção de seu Plano Estratégico 2023-2025. O Painel Científico para a Amazônia realizará sua primeira reunião presencial em Belém de 8 a 10 de março e irá avançar em seus planos para os próximos três anos.

“É muito relevante fazer com que se discuta a Amazônia estando na Amazônia. O intercâmbio de conhecimento será favorecido com a realização do evento na Capital paraense que também já foi anunciada como candidata para receber a COP 30”, avaliou o secretário de meio ambiente e sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida.

O evento busca ainda promover a troca de conhecimentos e ideias entre membros de diferentes setores da sociedade e reforçar a candidatura da Capital do Pará para receber a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30) em 2025. O evento recebe apoio do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

A Conferência para uma Amazônia que Queremos é um importante passo para a proteção do bioma amazônico e para o desenvolvimento socioeconômico de todas as populações Amazônicas. O evento representa uma oportunidade única de promover uma agenda ambiental mais forte e colaborativa.

Com informações da Agência Pará.

MOSTRAR MAIS

ARTIGOS RELACIONADOS

Translate »